quarta-feira, maio 8, 2024
Home Destaques Qual o idioma do seu relacionamento?

Qual o idioma do seu relacionamento?

Por Bruna Coelho

 

Imagine uma viagem dos sonhos. Você juntou dinheiro durante muito tempo, planejou os detalhes, roteiro, passeios, trajes típicos, clima. Todos os dias se imagina naquele cenário curtindo tudo que merece. Chega o grande dia! Você se dirige ao hotel e começam os problemas. Percebe que apesar de todo planejamento, esqueceu do mais importante:0 Você não fala a língua!

  • você tenta se comunicar sem sucesso;
  • você pede algo e não é atendido;
  • O lugar não é tão bonito como nas fotos;
  • os habitantes são grosseiros;
  • a comida não é saborosa;
  • o clima muda abruptamente,
  • o passeio turístico é cancelado;

Os momentos sonhados com tanto carinho se tornam um pesadelo. Sentimentos de frustração, raiva e vontade de nunca mais voltar. E o pior: você desincentiva as pessoas com base em sua experiência.

Semelhante a visitar um país que tem outra língua, é se relacionar com uma pessoa que você não consegue identificar a linguagem afetiva. Pressupor que o tempo de relacionamento ou o sentimento que nutrem um pelo outro é suficiente para você conhecer seu parceiro, é um equivoco!  A maioria dos casais falam línguas completamente diferentes e isso gera muitos conflitos.  Neste texto convido você a criar uma nova referência de comunicação em seu relacionamento

Essa história serve para ilustrar as expectativas que envolvem o relacionamento. Já parou pra pensar nisso? Você começa a se relacionar sempre com boas projeções e perspectivas. Você espera que seu parceiro te entenda, te acolha, que vocês caminhem juntos, descubram coisas novas e se surpreendam. Ao passo que vocês não se entendem, sentimentos como frustração, raiva, decepção vão acontecendo. Pensamentos como: “Não é possível que ele não esteja fazendo isso por mim, ou até mesmo: “ eu não preciso falar, é óbvio que ele sabe o que eu preciso”… O tempo passa e o contato com a realidade faz com que a  admiração diminua… Você passa a enxergar os defeitos, e muda seu comportamento. Sua memória focará apenas nas mágoas e desencontros Com o tempo o relacionamento enfraquece, você se arrepende e perde a confiança no amor e desencoraja qualquer pessoa que queira se aventurar nessa jornada; afinal, só restarão lembranças ruins do relacionamento.

Dentre as principais demandas que chegam no consultório, o problemas de comunicação  lideram o ranking  de queixas nos relacionamentos. Parece clichê mas percebo que muitos casais falam línguas completamente diferentes, mas como identificar?

Importante: Quando escolhemos um parceiro, pressupõe -se que aquela pessoa é capaz de suprir nossas necessidades afetivas. Conforme o vínculo se estabelece, expectativas são construídas. Essas percepções afetam nossas emoções, sentimentos, comportamentos.

De acordo com Chapman, autor do livro (As cinco linguagens do amor) existem pelo menos 5 linguagens de afeto. A  falta de conhecimento sobre essas  linguagens podem afetar o casal das seguintes formas:

🔘Cobrança excessiva,

🔘 Sentir-se  mal amado,

🔘frustração

🔘menos valia

🔘críticas

🔘mágoas

🔘distanciamento

🔘desinteresse sexual

Isto gera um ciclo que se retroalimenta, uma vez que as pessoas não costumam verbalizar suas necessidades e pressupõem que o outro já sabe. Cuidado! Isso é um erro gravíssimo que pode comprometer sua relação  É natural que as linguagens afetivas sejam diferentes. Portanto identifique a sua linguagem e a do seu parceiro e aprenda a se comunicar, entendendo as necessidades afetivas:

Segue abaixo as 5:

➡️1.Toque físico (beijos, abraços e qualquer outro tipo de carinho),

➡️2.Elogios e palavras de incentivo (você é especial ou continua que você consegue);

➡️3. Tempo de qualidade (companheirismo atencioso);

➡️, 4. Serviços (qualquer tipo de ajuda, resolver problemas pra pessoa) ;

➡️ 5. Presentes (de qualquer valor, que fazem a pessoa se sentir lembrada). Agora verifique novamente e tente identificar  a do seu parceiro.

Percebeu a diferença?

Se a resposta for sim, Parabéns; você acaba de dar um passo importantíssimo para a relação! Lembre-se que você precisa emitir sinais, linguagens compatíveis à necessidade do seu parceiro. Se ainda assim você não conseguir se comunicar, a sugestão é buscar ajuda profissional de um terapeuta de casais. Entenda que apesar de linguagens diferentes, vocês podem desenvolver maneiras mais eficazes de se comunicar, evitando por sua vez, desencontros, mágoas, conflitos. Espero que todos os casais possam nutrir bons sentimentos de sua jornada a dois e construir lindas memórias afetivas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Sulamericana e Libertadores a todo vapor

Por Fernando Francisco  Neste meio de semana o destaque do futebol é a Sul Americana e Libertadores e já começou nessa terça dia 07/05 na...

A Medicina do Futuro

Por Dr Guilherme Britto  Você já imaginou ser assistido por um único médico que consegue cuidar das suas deficiências hormonais, gerenciar seu sistema cardiovascular, fazer...

Atrizes Famosas que são mães de atrizes famosas

Por Nelsinho Toledo Na coluna desta semana, em homenagem ao Dia das Mães , comentarei sobre atrizes famosas que se tornaram mães de filhas que...

O professor como protagonista vital na sociedade

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) Os professores desempenham um papel fundamental na sociedade, moldando mentes jovens, inspirando a próxima geração e contribuindo para o desenvolvimento...