segunda-feira, abril 29, 2024
Home Destaques Quem foi o Primeiro Professor do Brasil?

Quem foi o Primeiro Professor do Brasil?

Por Rony Cysney

Hoje, 15 de outubro, Dia do Professor, não poderia deixar de prestar minha homenagem aos professores e professoras do meu Brasil, que são verdadeiras Personalidades. No Brasil, a criação do Dia do Professor está relacionada com a Lei de 15 de outubro de 1827, assinado por D. Pedro I. A Lei estabelece que em todas as cidades do país sejam construídas escolas primárias de ensino elementar, chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”.

Apesar da Lei ser do Brasil Imperial, apenas em 1947 a data começou a ser, de fato, um dia de homenagem. Salomão Becker, um docente do estado de São Paulo teve a ideia de organizar um dia para que professores e alunos pudessem se reunir para confraternizar. Dessa forma, ele se reuniu com mais três amigos da área para organizar o evento na escola em que trabalhavam. Becker ainda fez um discurso que consagrou a frase: “Professor é profissão. Educador é missão”. Depois disso, a ideia foi bem recebida por todos e inspirou outras comemorações nas escolas paulistas e nos demais estados brasileiros. 

O Padre José de Anchieta, que chegou ao Brasil em 1553, dava aulas para índios, na época das colônias, embora também tenha aprendido o Guarani, língua falada na época. Ele é considerado o primeiro professor do Brasil e, sua missão, era ensinar o cristianismo aos índios. “O padre usou suas poesias e peças de teatro para auxiliar na conversão dos indígenas ao catolicismo, além de escrever a primeira gramática de tupi. Depois de sua morte, em 9 de junho de 1597, em Reritiba, Espírito Santo, foi beatificado no ano de 1980 e, finalmente, canonizado em 2014.”

Importante lembrar que Paulo Freire (já homenageado nesta coluna), Pernambucano, nascido no Recife, é considerado o Patrono da Educação Brasileira, que através de suas ideias e conceitos sobre alfabetização, conscientizadora, estudando a condição de vida dos trabalhadores, possibilitou a libertação da condição de oprimido.

Orgulho de Ser Professor

 Fui professor durante 8 anos e pude sentir, além da enorme responsabilidade, a alegria e realização pessoal de estar numa sala de aula, contribuindo na formação dos alunos, ajudando-os a ter um futuro melhor, com mais oportunidades.

Dentre tantas alegrias de ser professor, uma das mais importantes foi a de aprender muito com cada um dos alunos. A sala de aula é um ambiente de troca, de constante aprendizado pra todos, principalmente para os professores.

Hoje, aposentado, tenho certeza de que me tornei um ser humano melhor, após esse tempo de sala de aula, sem desmerecer, é claro, as outras profissões que tive e que exerci com muita alegria e prazer.

Só me resta desejar a todos os professores, um excelente dia e que, cada vez mais, nossa profissão seja respeitada e valorizada, como deveria ser há muito tempo. Parabéns!!!

Por: Rony Cysney

Fonte de pesquisa e das fotos: jusbrasil.com.br / brasilescola.uol.com.br / escolaeeducação.com.br

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Silvanno Salles é indicado à Troféu

Por Redação  Silvanno Salles é indicado ao "Troféu Oscar Marques Folia", prêmio oficial da Micareta de Feira, reconhecido por lei municipal. "O Cantor Apaixonado" , Silvanno...

Salto Quântico: entenda o que é

Por Dôra Paiva Nos dias atuais, muito se tem falado sobre a Física Quântica e os seus avanços na área da tecnologia. Em paralelo a...

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...