Por Redação
Teatro Gamboa recebe stand-up no feriado – agenda segue com lançamento de livro, exibição de filme e shows de MPB e samba.
O feriado desta quarta-feira (15) vai ser de programação na noite do Teatro Gamboa. A partir das 19h, o stand-up “Armengue” volta ao palco do espaço cultural apresentando textos autorais com estilos únicos, histórias engraçadas, observações e piadas sobre o cotidiano. Na ocasião, os comediantes Ruan Passos, Vitor Magalhães, Filipe Garrido e Fábio Lacerda mostram a nova cara da comédia baiana.
Quinta (16) e sexta-feira (17), às 19h, a cantora e compositora Larissa Caldeira apresenta o show “Bahia Interior”, com canções autorais do EP homônimo ao show e releituras da Música Popular Brasileira, a partir das composições baianas. O show traz músicas que traduzem uma mistura de interior e capital. Nascida e criada em Vitória da Conquista, Larissa morou por seis anos em Salvador, onde escreveu a maioria das canções que chegam ao EP ”Bahia Interior”.
Sábado (18), a programação é dupla. Às 11h acontece o lançamento do livro “Boa Chuva”, de Ana Pedrosa, com a exibição do filme “Lama Palavra Devir” – baseado no livro – seguido de uma conversa com o diretor Talbert Igor, a atriz e protagonista Andrielle Silva, e a autora do livro e narradora do filme, Ana Pedrosa. Trata-se de um curta-metragem lançado pelo Selo Candeia – Objetos de Arte (2022), já exibido no Teatro Municipal de Sabará/MG, esteve em cartaz no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica (Rio de Janeiro), circulou em algumas mostras como o Festival Universitário Baiano – FUBA, além de ter sido indicado ao prêmio videoarte na categoria melhor artista no FESTCC/Nazaré/Portugal. Já o livro, publicado pela editora Toma Aí um Poema (2022), está em sua segunda impressão, com orelha de Jéssica Iancoski e textos de apresentação de Renato Negrão, Maré de Matos e Rafael Vilanova. O evento é gratuito.
Às 17h, o show “Xikasamba Fala na Roda” assume o palco do Gamboa, com um diálogo musical proporcionando um momento de teoria e prática, trazendo, através da oralidade, a história musical da contadora de samba Nega Duda, o entendimento da movimentação corporal com Márcia Andrade e o diálogo tocado sobre as cantigas e os ritmos na condução de Dainho Xequerê – que promoveu a oficina de percussão “Mãos no Couro” neste mês, no Gamboa.
Domingo combina com samba e, às 17h, a cantora Maíra Lins apresenta o “Sambão da Mai”. O show conta com a participação de Márcia Short, JP Castelhano e Poliana Coelho. No palco, ela será acompanhada por Zé Mário Sales, Rafael Bolota e Wilton Batata, sob a direção musical de Marcos Bezerra. O projeto faz reverência às tradicionais mesas de samba, tendo no teatro a oportunidade de revelar as sutilezas dos arranjos, das convenções e das letras das canções. Nesse show, ela celebra a diversidade de sotaques do samba em um repertório de clássicos, de composições autorais e interpretações marcantes.
Exposição gratuita na agenda
Atestando a versatilidade da estrutura física do Teatro Gamboa, é lá que acontece a exposição “Semântica Tapuia”, de Naum Bandeira. Trata-se de um “working in progress” que contará com intervenções até dezembro, na galeria Jayme Figura. Nela, Naum traz um resgate imagético das pinturas rupestres milenares da Chapada Diamantina. Aberta para visitação de segunda à sexta, de 9h às 12h, e de quarta a domingo entre 15h e 19h.
Fonte:
DUO ESTRATÉGIAS EM COMUNICAÇÃO