terça-feira, maio 7, 2024
Home Arte e Literatura Uma homenagem a Bela Lugos

Uma homenagem a Bela Lugos

Por Nelsinho Toledo

Na coluna de hoje presto uma homenagem a Bela Lugosi , um dos grandes ícones do cinema de terror, que morreu pobre, doente e esquecido, no ano de 1956, na cidade de Los Angeles. Ao falecer, Lugosi tinha 73 anos de idade .
Conheci um filme de Lugosi pela primeira vez por volta de 1970, quando ainda era criança . Na época, assisti com meu pai, num sábado à noite, na TV Bandeirantes, ao filme “Drácula” , de 1931 , onde Lugosi interpretou magistralmente o famoso Conde vampiro criado por Bram Stoker . Os filmes, naquele tempo, somente eram exibidos na TV com dublagem em português.
No final da década de 1980 , adquiri uma fita de VHS dessa versão de Drácula produzida pela Universal Studios em 1931 , uma versão com som original em inglês. Fiquei maravilhado porque, pela primeira vez , ouvi a verdadeira voz de Bela Lugosi . Nascido na Hungria em outubro de 1882, Lugosi falava um inglês com um delicioso sotaque húngaro.
Até hoje, para um ator estrangeiro que quer fazer carreira em Hollywood, falar em inglês com sotaque é um grande problema. Mas, para Bela Lugosi, seu autêntico sotaque húngaro contribuiu bastante para sua carreira, dando um charme especial para todos os seus personagens.
Lugosi atuou em mais de 100 filmes , trabalhando para os grandes estúdios , como a Universal e a RKO, e também para estúdios “pobres” de Hollywood .


Ele e Christopher Lee são considerados os dois mais famosos intérpretes de Conde Drácula no cinema. Curiosamente , embora muita gente pense que ele viveu Drácula em muitos filmes, Lugosi interpretou Drácula somente em dois filmes : no “Drácula”, de 1931, e na comédia de terror “Abbott e Costello às Voltas Com Fantasmas” , de 1948 , ambos produzidos pelos Estúdios da Universal.
Em 1943, Bela Lugosi interpretou outro monstro clássico do cinema : o monstro de Frankenstein, no filme “Frankenstein Encontra o Lobisomem”, também uma produção dos Estúdios da Universal.
No início da década de 1950 , já praticamente esquecido e doente, associou-se ao cineasta Ed Wood , conhecido como o pior diretor de filmes de todos os tempos . Lugosi participou de 3 filmes de Ed Wood : “Glen ou Glenda ?” , “A Noiva do Monstro” e “Plano 9 do Espaço Sideral” , este último considerado o pior filme de todos os tempos. “Plano 9” foi lançado nos cinemas um ano após a morte de Lugosi.
Com a chegada da era do vídeo , os filmes de Ed Wood acabaram se tornando “cult-movies” , ou seja, se transformaram em “deliciosos filmes ruins” .
Ao falecer, no dia 16 de agosto de 1956, Bela Lugosi foi sepultando usando a capa de seu mais famoso personagem, o Conde Drácula.
Todos os filmes citados nesta matéria estão disponíveis em DVD .
Meus amigos , peço que vocês conheçam meu canal no YouTube www.youtube.com/nelsontoledofilho e acompanhem meu programa “Falando de Cinema”, pela Rede SDP. Um abração a todos.

1 COMENTÁRIO

  1. Olá Nelsinho!! Interessante, pelo menos para mim, ter a explanação sobre esse ator Bela Lugosi, (o nome nos soa feminino). Quando ouço o nome Drácula, me vem a mente o Cristopher Lee. E saber que atuou em mais de 100 filmes, a tristeza de morrer, doente e pobre. Tão bom, quando esse conhecimento é repassado, principalmente para leigos como eu. E os amantes e conhecedores de cinema, também devem lhe agradecer e muito! Obrigada por compartilhar!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Atrizes Famosas que são mães de atrizes famosas

Por Nelsinho Toledo Na coluna desta semana, em homenagem ao Dia das Mães , comentarei sobre atrizes famosas que se tornaram mães de filhas que...

O professor como protagonista vital na sociedade

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) Os professores desempenham um papel fundamental na sociedade, moldando mentes jovens, inspirando a próxima geração e contribuindo para o desenvolvimento...

A perspectiva da violência doméstica contra a mulher Plus

Por Paula Furtado  A violência doméstica não é algo que acontece somente contra as mulheres Plus, qualquer mulher pode estar sujeita a viver um relacionamento...

Não julgueis um livro pela sua capa

Por Dôra Paiva  Esse é um antigo jargão que retrata uma triste realidade. Mesmo assim ele se faz muito presente na vida de muitas pessoas....