terça-feira, maio 21, 2024
Home Destaques Viver de Passado: será que faz bem ou é prejudicial?

Viver de Passado: será que faz bem ou é prejudicial?

Por Dôra Paiva 

Olá amigos e seguidores Positividadeanos, todos vocês  conhecem ou pelo menos já  escutaram em um determinado momento, a seguinte frase: “recordar é viver”! Porém, existem pessoas  que passam a vida inteira, pensando no seu passado. Será que esse posicionamento é  salutar, saudável ou é prejudicial ao nosso organismo? Com base nesta  estrutura, hoje estaremos trazendo  à baila, algumas  informações  sobre esse tema, que é  tão pouco explorado, mas que possui uma ação  muito expressiva  em nosso Ser.

 Quando alguma pessoa verbaliza, que não consegue parar de pensar no seu passado,  alguém prontamente sinaliza que deve ser, um excesso de nostalgia e de  saudosismo. Mas para outrem esse posicionamento, se apresenta como um episódio  perturbador  e irritante. A Psicologia esclarece que esse proceder, revela uma grande conexão  com o passado.  E que por consequência,  está relacionado com alguma estrutura  emocional não cicatrizada, ou com algo que foi na época, um acontecimento  muito importante e prazeroso.

Sempre  que o passado transita no presente, ele se apresenta  em forma de eventos  que foram intensos e às vezes  até  dolorosos. A exemplo de : doenças; abusos nas suas diversas formas; separação amorosa; acidentes, entre outros. Nessas situações, o fato se concretizou, mas as lembranças permaneceram é elas podem irritar, perturbar ou até  constranger. Elas vão dar a entender às pessoas, que  essas feridas deixaram marcas e sequelas na Alma. Shakyamuni, também  conhecido  como Sidharta Gautama ou Buda, em um determinado momento disse ao seus discípulos: Não viva no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no momento presente”. Nossa, que riqueza de reflexão.

COMO SE DESPRENDER DO PASSADO?

A sociedade mundial, vem no seu dia a dia, cada vez mais  avançando em tecnologia  e industrialização.  Porém, ela está  se esquecendo, de um núcleo  que ainda se apresenta, com uma grande deficiência e limitação. Esse núcleo, trata  do conhecimento  sobre os indivíduos  e a sua posição  perante à sua vida. O Homem precisa ser observado, no seu Todo e não em partes estanques. Hoje  é  muito  comum, se pensar no futuro, no amanhã, faz parte da essência humana. Dessa maneira, esquecemos que a Vida é  o  agora. Não  é o passado, nem o futuro. Agindo dessa forma, o Homem atual passou a desenvolver, duas dolorosas consequências: a ansiedade  e a depressão.  As duas chagas mais atuantes na vida moderna. Elas vão apresentar esse contexto: a depressão  é  o excesso do passado. A ansiedade  é o excesso do futuro.  O mundo real, não está  no passado nem no futuro. Ele está  no presente. O passado e  o futuro  aniquilam o presente, ou seja anulam a Vida.

Viver apenas das lembranças  do passado, é  estabelecer limitações  na vida. Isso por que, a pessoa não consegue aproveitar  o seu dia a dia, o seu momento presente, a atualidade.  A nossa vida, tem uma relação  direta com o agir, com o caminhar para a frente, buscando a harmonização  e a serenidade. QUEM VIVE DE PASSADO É MUSEU! O passado, como a própria  expressão  diz muito  propriamente, não pode ser alterado, pois é fato consumado. O máximo que podemos fazer, é  amenizar as suas consequências. Quem vive de passado, se esquece completamente  da alegria de viver o presente. Mesmo que esse presente não seja um “Los Premium”. Mas será  nele, que iremos edificar o nosso projeto de paz e harmonia.  Lembrem -se: viver de passado, é  sofrer duas vezes. E é  justamente  por essa razão, que  necessitamos exercer o ato de desapegar.

 Se por um acaso, a arte do desapego e o libertar das amarras do passado, estiver sendo muito difícil, não se escuse de buscar uma ajuda apropriada e especializada nesse contexto. Trabalhe a autoconfiança.  O terapeuta  será  a sua bússola diretiva. Ele indicará o norteamento do seu caminhar. Ele vai resgatar em você, a vontade de aproveitar  os seus dias de vida, com mais paz e tranquilidade. Viva o presente. Faça dos eventos do seu passado, uma plataforma que irá  impulsionar, o seu salto rumo à  sua Vitória. Pense nisso carinhosamente.  Namastê! 

Referências

Texto:www.vidasimples.com

           www.psicologoeterapias.com.br

Imagem:www.lindasreflexoes.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Uma reflexão: o que nos ensina a tragédia do Rio Grande do Sul?

Por Paula Furtado  Quantas vezes permitimos duvidar de nós mesmos, de nossa capacidade e valor e quantas vezes sentimos que não somos suficientes num mundo...

A Biodiversidade e o futuro do Planeta

Por Dôra Paiva A BIODIVERSIDADE, é um termo que vem sendo atualmente, muito veiculado nas Mídias e por todos os segmentos da sociedade. Diante de...

Investimentos de construtora sergipana no mercado imobiliário baiano

Por Redação  A Construtora Sergipana Stanza tem movimentado a cena da construção civil em Salvador e pretende ampliar as ações ao longo de 2024, com...

A Psicoterapia e os medicamentos não são inimigos: entenda como funciona o tratamento para Transtornos Mentais

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis O nosso estilo e hábitos de vida ajudam a determinar a qualidade da nossa saúde. A todo instante somos exigidos...