sábado, maio 18, 2024
Home Destaques Você sabe o que é NOMOFOBIA? Conheça o transtorno de dependência de...

Você sabe o que é NOMOFOBIA? Conheça o transtorno de dependência de Tecnologia

Por Paulo Roberto Reis

Instagram: @psipaulorobertoreis

O uso excessivo de telas afeta diretamente a saúde mental, independentemente da idade. A nomofobia é um termo utilizado para designar o medo irracional de ficar sem o celular ou de ser impedido de usá-lo. Segundo Leihge Roselle, que é psicóloga especialista no assunto, a nomofobia: “se refere ao medo ou ansiedade pela falta de uso do celular, e quando causa sensação de medo, irritabilidade e prejuízo na vida, como falta de sono e dificuldades no trabalho, na escola e principalmente nas relações sociais.” Outros estudiosos avançam na temática, e ampliam o conceito para se referir não apenas ao celular, mas a qualquer outra tecnologia. Desse modo, nomofobia seria o medo (fobia) de ficar sem usar a tecnologia (No Mobile, no inglês).

Em suma, quando tratamos de nomofobia estamos relacionando o uso da tecnologia e a saúde mental. Embora o termo nomofobia não seja reconhecido – ainda – pelo Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos mentais (DSM -5), muitos estudiosos já identificam essa relação de dependência do uso excessivo da tecnologia como um transtorno mental devido os prejuízos significativos na vida do indivíduo, dentre eles, baixa autoestima, hiperatividade e desregulação da ansiedade.

A pessoa com nomofobia quando se vê impossibilitada de acessar alguma tecnologia [é muito comum com a falta de uso de aparelho celular] sente-se em perigo, e logo começa um mal-estar generalizado. O corpo gera reações somatizando uma série de dificuldades e desconfortos emocionais e comportamentais. Nesse processo, há outras reações presentes, como, sudorese em excesso, desarranjo intestinal, secura na boca, enjoos, dor de cabeça e outros sintomas. Além disso, as funções executivas também ficam prejudicadas. Há pessoas que não conseguem se concentrar, memorizar ou até mesmo dormir.

Para reestabelecer o controle emocional é preciso conhecer e identificar os gatilhos que são disparados quando a pessoa fica em estado de nomofobia. A psicoeducação é uma das ferramentas capazes de ajudar o indivíduo a compreender o processo de nomofobia como um transtorno psicológico. Na psicoterapia, há recursos para tratar do estado de qualquer fobia. Será muito importante a ajuda de um profissional de psicologia frente ao adoecimento mental de um indivíduo que não consegue lidar de maneira saudável com a tecnologia. Em alguns casos, o tratamento medicamentoso será imprescindível, sobretudo para reduzir os danos causados pelo alto nível de ansiedade. Se você sente medo de ficar sem o celular ou qualquer outra tecnologia, fique em alerta e busque ajuda!

Reflexão autoral de Paulo Roberto Santos Reis Soares, mestrando em Estudos de Linguagens (UNEB), graduado em Psicologia e Teologia (UCSAL), pós-graduado em Gerontologia e Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC), e pós-graduando em Neuropsicologia. Atua como psicólogo clínico, com foco na saúde mental da pessoa idosa prestando atendimento online e presencial; psicólogo das organizações e do trabalho e palestrante.

Referências

Especialistas defendem legislação para combater dependência tecnológica. Disponível em: https://www.camara.leg.br/radio/radioagencia/975505-especialistas-defendem-legislacao-para-combater-a-dependencia-tecnologica/ Acesso em 02 de maio de 2024.

Sem limite de idade: uso excessivo de telas piora saúde mental de diferentes gerações Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/sem-limite-de-idade-uso-excessivo-de-telas-piora-saude-mental-de-diferentes-geracoes#:~:text=O%20uso%20excessivo%20de%20telas,Faculdade%20de%20Medicina%20da%20UFMG. Acesso em 02 de maio de 2024.

IMAGEM/FONTE: Arquivo Diário do Nordeste. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/metro/o-que-e-uma-pessoa-viciada-em-celular-e-whatsapp-os-tratamentos-existentes-no-ceara-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Futebol Feminino é destaque neste fim de semana

Por Fernando Francisco  Em virtude do campeonato brasileiro masculino ter a rodada adiada em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul,mas o Brasileirão Feminino...

Inclusão LGBTQIA+

                                      Por Ramon Henrique       ...

Samba do Carmo comandada por Gominho

Por Gilberto Romano    Gominho vai comandar roda de samba no Santo Antônio Além do Carmo neste sábado (18)   Intitulado de Samba do Carmo, o projeto que...

A Homossexualidade não é uma doença. A doença é a HOMOFOBIA!

Por Dôra Paiva Hoje, dia 17 de maio de 2024, comemoramos o Dia Mundial de Combate a HOMOFOBIA, a TRANSFOBIA e a BIOFOBIA. Essas denominações,...