sexta-feira, abril 26, 2024
Home Destaques Liderança e Influência: é tudo a mesma coisa?

Liderança e Influência: é tudo a mesma coisa?

Por Auxiliadora Paiva

O termo Liderança, possui uma carga energética muito forte e abrangente, para muitos ela tem a conotação de Poder, de Ascensão sobre algo, ou alguém. Mas será realmente que ela tem essa configuração? E a Influência o que será? Será a mesma coisa ou possui diferenciação? A Influência é a capacidade que se tem de ditar comandos, de mudar comportamentos e atitudes. Elas são palavras sinônimas ou apresentam particularidades sutis? Vamos ao longo desse texto, buscar esclarecer e aprofundar os pontos semelhantes e os pontos de diferenciação.
Ter a Liderança ou ser Líder, é desenvolver uma capacidade de seguir à frente de quaisquer situações, sejam elas pessoais, profissionais ou espirituais. A Liderança é uma faculdade inata, ela já nasce com o indivíduo, que vai necessitar de um burilamento, de uma aprimoração do talento. Não se constrói um líder, não existe uma receitinha, pois ele já nasce com essa característica. A Liderança independe de credo, raça, grau de instrução, posição social ou gênero.
A Liderança pode ser complexa, pois exige habilidades técnicas, Inteligência Emocional e uma capacidade para desenvolver e motivar seus liderados no atendimento das necessidades pessoais e/ou profissionais. Ela é multifacetada, pois apresenta diversas características e tipos, tais como: Liderança autocrática- esse tipo apresenta uma figura autoritária e centralizadora, que não interage com os seus liderados,impõe regras e ordens sem exercitar o diálogo. Liderança democrática- onde o líder exerce o papel de facilitador permitindo a valorização dos seus liderados. Liderança liberal- onde há pouca participação do líder, pois há uma autonomia concedida aos seus liderados. Nessa forma de apresentação há um risco, pois pode haver um lado positivo através da motivação dos liderados. Porém há um lado negativo, quando há uma falta de orientação, levando a perda do foco dos objetivos a serem atingidos.
Já a Influência, é a estrutura que serve para exercer a interferência sobre o agir e o pensar das pessoas. A recente telenovela global “A Dona do Pedaço”, trouxe durante os seis meses de exibição de uma nova forma de Influência, vestida de uma roupagem internacional e digitalizada, que foi a expressão “ Digital Influencer”, incorporada na personagem “Vivi Guedes”, protagonizada pela atriz Paola Oliveira. Essa é a chamada Influência Social, que é a ação que alguém ou um grupo age ou pense de modo diferente do rotineiro. Com esse tipo de Influência, as pessoas aprendem e modificam o seu modo de se comportar, de se vestir ou de se expressar.
A Influência traz uma estrutura que é contida em um organograma muito específico: Influenciador – age sobre o Influenciado- provocando mudança. Influenciador + Influenciado = Mudança.
A Influência e a Liderança são estruturas que se apresentam também no período do Natal, visto que observamos as condutas e comportamentos das pessoas, no desenvolver das atividades. Durante a estruturação dos festejos natalinos, tem sempre alguém que vai exercer um tipo de Liderança. Tem aqueles que reúne as pessoas para opinarem sobre o cardápio, decoração e até presentes. Outros elaboram seus cardápios sem observar as opiniões, ou seja, ele impõe o seu desejo e a sua vontade.
Por ser a Liderança e a Influência, elementos fundamentais em uma sociedade, seja ela familiar, empresarial, religiosa e até animal, é que precisamos observar os critérios para exerce-la. O verdadeiro líder não é aquele que impõe, que dita normas, ele é o elemento que com serenidade, conduz os seus liderados, extraindo deles aquilo que se melhor eles tem. Tudo isso será feito com suavidade, porém com uma energia altamente mobilizadora. Liderança não se impoe, se conquista. É também o mesmo caso da Influência, ela também tem que ser revestida de equilíbrio,de respeito e principalmente de muito cuidado, consigo mesmo, e também para com os outros. Pois na Influência, surgem os modismos que em muitos dos casos são altamente prejudiciais para as pessoas.
Não podemos nos deixar influenciar por coisas que aparecem na mídia e por força do chamado apelativo, achamos que deveremos adotar a prática. Ao ser influenciado, deveremos observar se aquele padrão, não está nos violentando pessoalmente, ou agredindo uma coletividade. O senso da razão deverá estar em alto alerta, para que não haja constrangimento e violação dos direitos. Sabemos que o direito pessoal termina quando ele se encontra com alguém ou algo.
Cuidado é a palavra chave. Critérios são os elementos responsáveis pelo bom desempenho da Liderança e da Influência. Acima de tudo analise, estude, viaje para dentro de si mesmo e pergunte-se: “ será que estou fazendo a coisa certa”? A resposta virá após uma analisada em si mesmo e ao redor de tudo no seu entorno. Portanto, mãos a obra e boa sorte, pois a vida foi enviada até nós, para que pudessemos aproveitar todas as potencialidades que nos foram ofertadas pelo Grande Arquiteto do Universo. Namastê.

Fonte de consulta: www.pensare.com.br
Imagem: www.grokkeronline.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Soft Skills: você sabe o que é?

Por Dora Paiva  A SOFT SKILLS, é uma expressão da língua inglesa, que aos poucos vai penetrando e dominando o setor de Recursos Humanos –...

Seleção de Elenco para série “Iceberg”

Por Redação  Inscrições para “Iceberg” são voltadas para pessoas com ou sem experiência em dramatização. A produtora baiana Têm Dendê recebe até o dia 15 de...

CPM 22 era só CPM: vocês sabiam?

Por Teo Gelson  Você sabia que, Badauí no passado já foi entregador de panetone Wally escreveu a música "Garota da TV" para uma ex-namorada que havia...

Campeonatos Continentais neste meio de semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é de campeonatos continentais ou seja de Sul Americana e Libertadores. Pela Sul Americana tivemos na terça dia 23/04...