sexta-feira, maio 3, 2024
Home Destaques De Eva a Karol Konká: quem irá parar?

De Eva a Karol Konká: quem irá parar?

Por Auxiliadora Paiva

Todo dia 08 de Março, a sociedade em conjunto com a mídia, celebra de forma entusiasta e festiva, o Dia Internacional das Mulheres. Data essa, que é comemorada em praticamente todos os países. São grandes homenagens, que vão enaltecendo a figura dessas “grandes guerreiras”, pela importância que elas tiveram, em diferentes segmentos e em vários momentos da vida, sejam eles no âmbito profissional e ou pessoal. Hoje em nossa matéria, apresentaremos sobre diferentes nuances, a trajetória evolutiva, que o sexo feminino, erroneamente chamado de “SEXO FRÁGIL”, alcançou ao longo do decorrer dos séculos.
Nesse texto, procuramos fazer um relato resumido, de atos e fatos vivenciados pelas grandes “guerreiras amazonas”, em busca do seu lugar ao Sol. Essas conquistas foram adquiridas ao preço de muitos sacrifícios, muito suor, muita luta, persistência e perseverança. Porém em alguns momentos, aconteceram episódios de uma forma dramática, com derramamento de sangue e inúmeras mortes violentas. No mundo e inclusive aqui no Brasil.
Falar das MULHERES ou sobre as MULHERES, sempre foi e sempre será uma tarefa muito prazerosa, altamente interessante e muito rica em detalhes. A primeira a ser citada, é aquela que foi pelas Escrituras Sagradas, denominada EVA. Aquela que segundo esse Livro Sagrado, foi o primeiro exemplar feminino, do Reino Hominal. Para a Bíblia Sagrada, com ela nasce a vida no mundo. Com uma linguagem metafórica, sacramentou-se que ela foi criada da “costela do Adão”. Demonstrando aí o primeiro traço, que admitimos ser um tanto discriminativo. É talvez para mim, o primeiro ato, da grande obra divina, onde se tentou mostrar que a mulher criada, é dependente do homem.
Ao longo dos séculos, a figura da Mulher, quase sempre era tida, como seres socialmente inferiores ao homem. Muito embora, encontremos fartos relatos, de grandes lideranças femininas. Lideranças essas que mostraram a inteligência e a capacidade de articulação, nas comunidades que eram organizadas e lideradas por elas. Em todo o planeta, encontramos a figura de Mulheres que foram, um exemplo de força e de inteligência, e também de estarem muito à frente da mentalidade de sua época. São centenas de feitos, que na sua grande maioria, são desconhecidos do povo em geral. Vamos aqui listar algumas Mulheres, que foram verdadeiras guerreiras, a frente de suas batalhas. Por exemplo:
1)As Irmãs Trung, no séc.I > elas lutaram bravamente e encorajaram os vietnamitas, que viviam dominados pelo Império Chinês, a brigarem para reaverem o território do Vietnã, outrora ocupado pelos chineses. Pouco se sabe sobre elas e das lutas que elas travaram em defesa da independência do seu país.
2)Joana D’arc, no séc.XV > ela foi uma grande estrategista política. Aos 17 anos, comandou um grande exército, na França. A sua firme liderança e o seu poder de persuasão, incomodou tanto ao monarca francês, que o mesmo chegou a criar, na época, uma falsa corte católica. Ela foi acusada de ser uma Herege e foi condenada a ser queimada viva. Um ato deplorável da barbárie reinante.
3)Amélia Earhart, séc. XX > foi a primeira Mulher a receber a Cruz do Voo Distinto. Essa é uma condecoração atribuída aos pilotos das Forças Armadas dos Estados Unidos, pelos seus atos heróicos. Foi a primeira Mulher a cruzar o Oceano Atlântico sozinha, em uma aeronave.
Também não poderemos esquecer: SOFIA IONESCU(1920-2008),a primeira neurocirurgiã da história; VALENTINA TERESHKOVA, a primeira Mulher a ir ao espaço; MARIA DA PENHA, ativista brasileira e inspiradora da Lei Maria da Penha, instrumento de proteção contra a violência doméstica; MALALA YOUSAFZAI, a mais jovem Mulher, a receber o Prêmio Nobel da Paz; ANITA GARIBALDI; MARIA QUITÉRIA; MARIA BONITA; CHICA DA SILVA; CHIQUINHA GONZAGA; CARMEM MIRANDA; ENEDINA ALVES MARQUES, a primeira negra a ser Engenheira Civil, no Brasil; KAMALA HARRIS, a primeira Mulher negra, a ser Vice Presidente dos Estados Unidos e por que não falar de KAROL CONKÁ, a participante a sair com o mais alto índice de rejeição, em uma edição de um Reality Show, quase 100%.
Enfim, essa é uma parcela mínima, de uma gigantesca lista de Mulheres Destaques. São tantas Marias, Carmens, Dolores e tantas mais. A minha sincera homenagem, não é e nunca será, para apenas uma. Homenageio a todas que por menor que tenha sido a sua luta, a sua batalha não terá sido em vão. Elas serviram e sempre servirão de incentivo e de interatividade, aos povos fracos e oprimidos. Mulher, Muié, Mulé, seja lá qual for a denominação utilizada, ela sempre será: a Força, a Proteção, a Amorosidade, a Dedicação. Ela que se reparte em quatro lados: esposa-mãe- avó-profissional. A ela que assim como uma Leoa, alimenta sua cria. Como uma Ursa, protege a sua ninhada. Como uma Águia, ensina seus filhotes a voarem alto. Como uma Cadela, é fiel ao seu produto final. E como uma Borboleta, mostra através de exemplos, que é possível metamorfosear e ressurgir como um passe de mágica, com uma beleza deslumbrante e multicolorida, transformando a vida dos Seus e de todos. Pense nisso carinhosamente.
Namastê.

Texto autoral em homenagem a todas as Mulheres. 2021, 08 de março.
Imagem: www.pinterest.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

O que é a Liberdade de Imprensa?

Por Dôra Paiva  Hoje, 03 de Maio de 2024, é celebrado em todo o planeta, O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Essa data foi...

Madonna: superação e dedicação

Por Teo Gelson  A cantora Madonna, quando estava com seus 64 anos, passou por um período delicado de saúde que a levou a ser internada...

Teatro Gamboa tem temporada de peça premiada

Por Redação  Teatro Gamboa tem temporada de peça premiada com relato de personagem LGBTQIAPN+ ao longo de maio Em maio de 2019, estreava em Salvador, no...

Dia do Auditor Fiscal no Estado da Bahia agora é oficial

Por Redação Agora é lei: Governo da Bahia sanciona Dia do Auditor Fiscal no estado O Diário Oficial da Bahia publicou, na sexta-feira (26), a lei...