terça-feira, abril 23, 2024
Home Destaques De Eva a Karol Konká: quem irá parar?

De Eva a Karol Konká: quem irá parar?

Por Auxiliadora Paiva

Todo dia 08 de Março, a sociedade em conjunto com a mídia, celebra de forma entusiasta e festiva, o Dia Internacional das Mulheres. Data essa, que é comemorada em praticamente todos os países. São grandes homenagens, que vão enaltecendo a figura dessas “grandes guerreiras”, pela importância que elas tiveram, em diferentes segmentos e em vários momentos da vida, sejam eles no âmbito profissional e ou pessoal. Hoje em nossa matéria, apresentaremos sobre diferentes nuances, a trajetória evolutiva, que o sexo feminino, erroneamente chamado de “SEXO FRÁGIL”, alcançou ao longo do decorrer dos séculos.
Nesse texto, procuramos fazer um relato resumido, de atos e fatos vivenciados pelas grandes “guerreiras amazonas”, em busca do seu lugar ao Sol. Essas conquistas foram adquiridas ao preço de muitos sacrifícios, muito suor, muita luta, persistência e perseverança. Porém em alguns momentos, aconteceram episódios de uma forma dramática, com derramamento de sangue e inúmeras mortes violentas. No mundo e inclusive aqui no Brasil.
Falar das MULHERES ou sobre as MULHERES, sempre foi e sempre será uma tarefa muito prazerosa, altamente interessante e muito rica em detalhes. A primeira a ser citada, é aquela que foi pelas Escrituras Sagradas, denominada EVA. Aquela que segundo esse Livro Sagrado, foi o primeiro exemplar feminino, do Reino Hominal. Para a Bíblia Sagrada, com ela nasce a vida no mundo. Com uma linguagem metafórica, sacramentou-se que ela foi criada da “costela do Adão”. Demonstrando aí o primeiro traço, que admitimos ser um tanto discriminativo. É talvez para mim, o primeiro ato, da grande obra divina, onde se tentou mostrar que a mulher criada, é dependente do homem.
Ao longo dos séculos, a figura da Mulher, quase sempre era tida, como seres socialmente inferiores ao homem. Muito embora, encontremos fartos relatos, de grandes lideranças femininas. Lideranças essas que mostraram a inteligência e a capacidade de articulação, nas comunidades que eram organizadas e lideradas por elas. Em todo o planeta, encontramos a figura de Mulheres que foram, um exemplo de força e de inteligência, e também de estarem muito à frente da mentalidade de sua época. São centenas de feitos, que na sua grande maioria, são desconhecidos do povo em geral. Vamos aqui listar algumas Mulheres, que foram verdadeiras guerreiras, a frente de suas batalhas. Por exemplo:
1)As Irmãs Trung, no séc.I > elas lutaram bravamente e encorajaram os vietnamitas, que viviam dominados pelo Império Chinês, a brigarem para reaverem o território do Vietnã, outrora ocupado pelos chineses. Pouco se sabe sobre elas e das lutas que elas travaram em defesa da independência do seu país.
2)Joana D’arc, no séc.XV > ela foi uma grande estrategista política. Aos 17 anos, comandou um grande exército, na França. A sua firme liderança e o seu poder de persuasão, incomodou tanto ao monarca francês, que o mesmo chegou a criar, na época, uma falsa corte católica. Ela foi acusada de ser uma Herege e foi condenada a ser queimada viva. Um ato deplorável da barbárie reinante.
3)Amélia Earhart, séc. XX > foi a primeira Mulher a receber a Cruz do Voo Distinto. Essa é uma condecoração atribuída aos pilotos das Forças Armadas dos Estados Unidos, pelos seus atos heróicos. Foi a primeira Mulher a cruzar o Oceano Atlântico sozinha, em uma aeronave.
Também não poderemos esquecer: SOFIA IONESCU(1920-2008),a primeira neurocirurgiã da história; VALENTINA TERESHKOVA, a primeira Mulher a ir ao espaço; MARIA DA PENHA, ativista brasileira e inspiradora da Lei Maria da Penha, instrumento de proteção contra a violência doméstica; MALALA YOUSAFZAI, a mais jovem Mulher, a receber o Prêmio Nobel da Paz; ANITA GARIBALDI; MARIA QUITÉRIA; MARIA BONITA; CHICA DA SILVA; CHIQUINHA GONZAGA; CARMEM MIRANDA; ENEDINA ALVES MARQUES, a primeira negra a ser Engenheira Civil, no Brasil; KAMALA HARRIS, a primeira Mulher negra, a ser Vice Presidente dos Estados Unidos e por que não falar de KAROL CONKÁ, a participante a sair com o mais alto índice de rejeição, em uma edição de um Reality Show, quase 100%.
Enfim, essa é uma parcela mínima, de uma gigantesca lista de Mulheres Destaques. São tantas Marias, Carmens, Dolores e tantas mais. A minha sincera homenagem, não é e nunca será, para apenas uma. Homenageio a todas que por menor que tenha sido a sua luta, a sua batalha não terá sido em vão. Elas serviram e sempre servirão de incentivo e de interatividade, aos povos fracos e oprimidos. Mulher, Muié, Mulé, seja lá qual for a denominação utilizada, ela sempre será: a Força, a Proteção, a Amorosidade, a Dedicação. Ela que se reparte em quatro lados: esposa-mãe- avó-profissional. A ela que assim como uma Leoa, alimenta sua cria. Como uma Ursa, protege a sua ninhada. Como uma Águia, ensina seus filhotes a voarem alto. Como uma Cadela, é fiel ao seu produto final. E como uma Borboleta, mostra através de exemplos, que é possível metamorfosear e ressurgir como um passe de mágica, com uma beleza deslumbrante e multicolorida, transformando a vida dos Seus e de todos. Pense nisso carinhosamente.
Namastê.

Texto autoral em homenagem a todas as Mulheres. 2021, 08 de março.
Imagem: www.pinterest.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Miss Marple: dos livros de Agatha Christie para os filmes

Por Nelsinho Toledo    Na literatura policial há um predomínio de detetives homens. Mesmo em menor número, as detetives mulheres também brilham nos livros ,...

A Cultura Indígena no Brasil e sua importância existencial

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) Os povos indígenas têm habitado o território brasileiro por milênios, desenvolvendo sociedades complexas, línguas, tradições e sistemas de conhecimento. A...

Diferenças entre Auxiliar Administrativo e Financeiro

Por: Andréa Alvarenga Consultora de RH, Palestrante, Multiplicadora Muitos não conhecem os diferentes setores e funções administrativas de uma empresa, que podem ser muito abrangentes. No...

Dependência Emocional: como combater?

Por Dôra Paiva A DEPENDÊNCIA EMOCIONAL, é caracterizada por conta do apego em excesso, de alguém para com uma outra pessoa. Essa DEPENDÊNCIA pode ser...