sexta-feira, maio 3, 2024
Home Destaques 5 dicas de ajuda para mudar seus hábitos alimentares

5 dicas de ajuda para mudar seus hábitos alimentares

Por Juliana Ferreira

Os nossos hábitos alimentares são construídos ao longo de nossas vidas e a primeira coisa que eu preciso te esclarecer é que a mudança desses hábitos não irá acontecer de uma hora para a outra. Temos dificuldade em mudar hábitos e comportamentos, porque geralmente são feitos de forma inconsciente e nos fazem agir de forma automática (como abrir a geladeira ao passar pela cozinha ou só parar de comer o biscoito quando acaba o pacote, etc), portanto muitas vezes não nos damos conta que temos tal hábito e precisamos que alguém nos aponte para que possamos tomar consciência.
Então, o primeiro passo para a mudança deve ser a consciência, assim é possível “romper” um hábito e fazer com que novos comportamentos possam emergir e fazer com que tais comportamentos se tornem u hábito.
Para obter qualquer tipo de mudança em alguma área da nossa vida, será necessário que a gente mude também. E para uma mudança efetiva, será necessário identificar os comportamentos que precisam ser modificados e trabalhados. Hoje eu trouxe 5 dicas que pode te ajudar na mudança de comportamento. Se liga ai:
Entender que não há mudança rápida: Qualquer tipo de mudança exige que tenhamos ações e atitudes diferentes. Pode parecer simples, mas isso não acontece de uma hora para a outra. Mudar é difícil.
Se permita sair do automático: Com os compromissos do dia a dia, muitas vezes é difícil ter tempo para cuidar de nós mesmos. E com essa correria, a mudança parece um esforço muito grande. Proponho que você se permita olhar para si, sua saúde, bem estar e identificar suas necessidades.
Não seja radical: Para mudar comportamento, é necessário que as medidas sejam sustentáveis. Não adianta radicalismo, pois é provável que você não consiga manter. Por isso, não vale a pena fazer dietas de restrições, em que você retira os alimentos de que gosta muito.
Saia da zona de conforto: A mudança vai gerar desconforto, pois será diferente de como você está acostumado. Isso irá mexer com aspectos profundos, como o emocional. Não hesite em procurar ajuda, caso necessário.
Respeite seu tempo: Cada indivíduo tem seu tempo para mudar. É uma construção diária que requer paciência, persistência e atenção às suas necessidades individuais. Não se cobre tanto.

Essas dicas fazem sentido para você?
Me conta nos comentários e compartilha com os amigos.

E não esqueça que para uma mudança efetiva de hábitos alimentares, é importante que você possa contar com a ajuda de um nutricionista para te guiar nesse processo.

Referência: Nutrição Comportamental – Alvarenga M, Antonaccio C, Figueiredo M, Timerman F. (orgs.) – 2019 (2ª edição) Manole

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

O que é a Liberdade de Imprensa?

Por Dôra Paiva  Hoje, 03 de Maio de 2024, é celebrado em todo o planeta, O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Essa data foi...

Madonna: superação e dedicação

Por Teo Gelson  A cantora Madonna, quando estava com seus 64 anos, passou por um período delicado de saúde que a levou a ser internada...

Teatro Gamboa tem temporada de peça premiada

Por Redação  Teatro Gamboa tem temporada de peça premiada com relato de personagem LGBTQIAPN+ ao longo de maio Em maio de 2019, estreava em Salvador, no...

Dia do Auditor Fiscal no Estado da Bahia agora é oficial

Por Redação Agora é lei: Governo da Bahia sanciona Dia do Auditor Fiscal no estado O Diário Oficial da Bahia publicou, na sexta-feira (26), a lei...