segunda-feira, maio 13, 2024
Home Destaques Vamos falar da postura do empresário?

Vamos falar da postura do empresário?

Por Henrique Couto 

Na semana passada, falamos sobre os temas que os empresários novos de forma geral possuem mais dificuldades em atuar, mas hoje iremos falar sobre a postura que o empresário precisa ter para conduzir seu negócio, sua empresa, e as pessoas.
Todos os dias o empresário terá que tomar decisões e todos os dias, terá que lidar com pessoas, algumas que o entendem como chefe, e outras que não o entendem exatamente dessa forma, e irão buscar intimidade e privilégios, sim porque nas empresas, quem é amigo do chefe ou do dono, ganha mais oportunidades e tem mais chances de crescer. Além disso, as pessoas, tendem a confundir muito a sua vida pessoal com a sua vida profissional, e mostram na empresa uma postura pouco profissional, confundindo as relações e as pessoas.
Diante desse cenário cabe a você empresário, ter a condução do comportamento das pessoas, e não estou falando que isso é fácil. Mas o empresário, precisa ser neutro, sereno, equilibrado, ter isonomia, auto poder de escuta, falar pouco e ouvir mais, ser um grande observador do comportamento das pessoas, e seguir sua intuição, sim, pois, nossa intuição nos diz muitas coisas sobre as pessoas.
O empresário precisa ser um exemplo de postura ética e profissional dentro da sua empresa, pois as pessoas irão se espelhar em seu comportamento. Principalmente na forma do tratamento dado pelo empresário as pessoas, aos Clientes e aos fornecedores. A forma de falar, de se comportar, até de se vestir, falam muito da sua empresa e como você quer conduzir seu time. Afinal estamos falando de Liderança e de exemplo. A imparcialidade na tomada de decisão é um ponto muito importante, pois o empresário não pode demonstrar preferência por determinada pessoal ou funcionário, em nenhuma hipótese, visto os riscos que isso impõe na visão dos demais colaboradores sobre essa relação. Sempre neutro e a tomando decisão direcionadas aos processos e a empresa, e não as pessoas.
A maior queixa das pessoas nas empresas, é exatamente essa, fui preterido pelo meu chefe, fui tratado de uma forma ruim por ele, porém fulano não sempre consegue o que quer, frases como essas não podem acontecer. É preciso muita maturidade e muita imparcialidade, pois apesar de tudo somos pessoas e temos sentimentos. Não devemos esquecer que quando falamos de negócios, falamos de uma relação com base num CNPJ, e nessa relação precisamos ser cuidadosos visto todos os impactos que o regimento nos impõe.

Estou à disposição de todos para juntos aprofundarmos esse aprendizado sobre os temas apresentados aqui hoje.

Boa sorte a todos.
Contrate um Consultor Empresarial, sério, responsável, e dê início aos trabalhos. Esse investimento é o maior responsável pelo crescimento sustentável do seu negócio.
Converse comigo nas redes sociais:
Instagram @hc_consultor
Whatsapp 81 995904185
Sucesso a todos!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Dia Nacional do Chef de Cozinha

Por Redação  Dia Nacional do Chef de Cozinha: saiba onde estão as vagas oferecidas em São Paulo Secretaria de Desenvolvimento Econômico já ofereceu mais de mil...

Conhecendo as Leis do Desapego!

Por Dôra Paiva Quando falamos em DESAPEGO ou DESAPEGAR, algumas pessoas prontamente entendem como uma forma de desamor, de frieza e falta de sentimentos. Porém...

Os impactos na saúde mental das pessoas em situação de desastres naturais: como intervir?

Por Dr. Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Nos últimos dias temos acompanhado a tragédia das enchentes que acometeram a população do Rio Grande do Sul. As...

Brasileirão sem os times gaúchos

Por Fernando Francisco Nesse final de semana o Brasileirão tanto masculino como feminino tem mais uma rodada sem a participação das equipes gaúchas em virtude...