sexta-feira, abril 26, 2024
Home Destaques Ansiedade de Desempenho, como identificar?

Ansiedade de Desempenho, como identificar?

Por: Bruna Coelho

 

Imagine a seguinte situação:

Você sonha com a estabilidade de um concurso e está há um bom tempo se preparando para passar. Às vésperas do grande evento, você dorme mal, acordar cansado,está nervoso e trêmulo. Diante da prova, fica atônito, extremamente preocupado, cada barulhinho da sala é percebido, você está apreensivo com medo de errar. Na hora de responder, você se surpreende: Eu estudei isso, mas porque não estou lembrando… O temido “branco” acontece e você fica nervoso, frustrado e extremamente decepcionado. Em alguns casos, você pode até tentar o concurso novamente, mas sempre o medo de falhar e a temerosidade irão acompanhar a sua caminhada… ou você com o tempo, pode até mesmo evitar ou desistir.

Esse exemplo serve para ilustrar a “ansiedade de desempenho”. Ela pode ocorrer com pessoas que tentam concurso, com atletas às vésperas de uma importante competição, músicos antes de uma grande apresentação ou com um cidadão comum, você homem diante do encontro sexual. Homens que lidam há muito tempo com isso podem sentir medo ou receio diante de uma nova relação sexual ou então devido às falhas, pode evitar ao máximo se relacionar.

O que é a ansiedade de desempenho e como identificá-la?

Começa com um sentimento de agitação e nervosismo que causa insegurança é conhecido como ansiedade de desempenho. e não tem haver com falta de habilidade, isso inclusive pode acontecer com pessoas que se cobram muito e que prezam pela excelência, o que pode gerar um bloqueio. Por exemplo:  Um homem apaixonado pode ter medo de ser rejeitado ou deixado, O homem pode ter medo ou ânsia sobre a reputação, a virilidade ou a orientação sexual.

De acordo com Masters, Johnson e Kaplan,  a ansiedade de desempenho está relacionada com o conceito de “spectoring” que significa se automonitorar durante a atividade sexual, mantendo o foco em si ao invés de perceber todos os estímulos e aspectos sensoriais da experiência erótica”. Ou seja, o homem, se distrai com os pensamentos sobre seu desempenho e isto interrompe o fluxo normal do funcionamento sexual, inibindo a excitação e a resposta sexual até o orgasmo.

Em outras palavras, imagine a seguinte situação: Você começa a ler um livro, mas a suas vistas embaralham,você não consegue enxergar direito, se concentra pra focar, mas no final não consegue ler.  De acordo com alguns autores problemas com ansiedade de desempenho também podem envolver a incapacidade de captar sinais eróticos adequados para a situação. Isso pode ser desencadeado por hipervigilância (ficar pensando obsessivamente no que vai acontecer).

Mas como lidar com o problema? Preocupações externas que dificultam a pessoa a se manter presente, aproveitar o momento sem julgamentos, sem expectativas. Para que o sexo seja leve, espontâneo  e prazeroso, você precisa se entregar, apenas sentir.

“Sentir”(…) Parece simplório, mas é bem isso mesmo! Precisamos reaprender a sentir, a ser gentil com a gente mesmo, inclusive no sexo.

 O que leva um homem a pensar que a sua mulher ficará o avaliando friamente como uma jurada? De onde vem esses pensamentos que fazem uma experiência de amor se tornar uma competição imaginária, ou uma prova de Enem?

Precisamos lembrar o tempo todo o que nos leva a criar vínculo afetivo com uma pessoa. Pode ser que as nossas conquistas, ganhos, estudo, despertem a admiração e o interesse, mas sobretudo o que faz com que permaneçamos num relacionamento é perceber que o outro nos entende, nos acolhe e que está ali para compartilhar momentos, alegrias, tristezas, cuidados.

Ou seja, é incompatível associar ao seu parceiro pensamentos avaliativos, julgamentos, e etc. Entretanto se isto estiver acontecendo com você o ideal é ajustar alguns pontos.

Como anda a sua autoestima? como você tem se avaliado? Acaso você se resume a desempenho? Você sente que se você falhar não terá a aprovação ou o amor de sua parceira? Reflita.

Perceba que muitos pensamentos e apreensão sobre a sexualidade pode estar relacionado ao outro ex:

  • talvez seu parceiro é crítico e você fica com medo de receber críticas;
  • você tem um parceiro que não critica, mas também não elogia;
  • parceiro que elogia e incentiva entretanto você mesmo se cobra demais, acha pouco ou não tem uma referência clara do que é excelente e acha que seu parceiro está com o mesmo olhar sobre você.

Percebe a importância do cuidado com a sua autoestima? se acolha, se ame e se valorize em primeiro lugar. Aproveite o prazer como ele deve ser: livre de julgamentos e leve!

E se você estiver com ansiedade de desempenho, agende sua consulta com um sexólogo (@sexologiabh) para te auxiliar a reduzir a ansiedade e ter mais qualidade em suas relações.Neste período de pandemia os atendimentos são on line para todo o Brasil.

Referências: Galati, Maria Cristina Romualdo et al. Sexualidade e qualidade de vida em homens com dificuldades sexuais. Psico-USF [online]. 2014, v. 19, n. 2 [Acessado 16 Setembro 2021] , pp. 242-252. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-82712014019002014>. Epub 11 Set 2014. ISSN 2175-3563. https://doi.org/10.1590/1413-82712014019002014.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Soft Skills: você sabe o que é?

Por Dora Paiva  A SOFT SKILLS, é uma expressão da língua inglesa, que aos poucos vai penetrando e dominando o setor de Recursos Humanos –...

Seleção de Elenco para série “Iceberg”

Por Redação  Inscrições para “Iceberg” são voltadas para pessoas com ou sem experiência em dramatização. A produtora baiana Têm Dendê recebe até o dia 15 de...

CPM 22 era só CPM: vocês sabiam?

Por Teo Gelson  Você sabia que, Badauí no passado já foi entregador de panetone Wally escreveu a música "Garota da TV" para uma ex-namorada que havia...

Campeonatos Continentais neste meio de semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é de campeonatos continentais ou seja de Sul Americana e Libertadores. Pela Sul Americana tivemos na terça dia 23/04...