sábado, abril 27, 2024
Home Destaques Aprendendo a controlar o ciúme

Aprendendo a controlar o ciúme

Por Dôra Paiva

 Quando estamos falando sobre o CIÚME, não prestamos muita atenção ao seu real significado, ao seu conceito. Afinal, como o CIÚME pode ser definido? O que chamamos de CIÚME, é aquela emoção provocada por uma sensação, gerada por ameaça ou falta de exclusividade de um sentimento, de uma dedicação ou de um cuidado daquela pessoa que gostamos. Apesar de ser muito comum de se ver, o CIÚME é uma estrutura muito complexa, pelo fato de trazer em seu bojo, uma série de situações que ao se manifestarem, podem causar sérios e complicados transtornos, para uma relação seja ela afetiva, social ou profissional.

O CIÚME, é uma condição natural, que é inerente aos seres humanos. Ele é ativado quando percebemos que a atenção outrora dispensada por alguém, passa a ter uma nova conotação, um novo formato. Até aí tudo bem, porém quando se transforma em algo doentio e possessivo, ele passa a ser um grande problema, que poderá em determinada situação, se tornar bastante perigoso.

O CIÚME, apresenta uma dualidade energética bem definida e diferenciada, que são: lado positivo e lado negativo. O lado positivo é revelado, quando sentimos a necessidade de zelar e cuidar de alguém ou de algo. Já o lado negativo, traz em si uma série de situações que vão comprometer toda uma vida social, profissional ou amorosa. Por esse aspecto, ele vai gerar o sentimento de Egoísmo, podendo até evoluir para uma patologia ou paranóia.

Esse sentimento denominado como CIÚME, pode também surgir com o apego exagerado, por um bem material. Seja ele um objeto decorativo, livros, DVDs, carro e até de vestuários. Ele traz em si um Tríplice Aspecto : 1. O sujeito ativo, que é a pessoa que o sente. 2.O sujeito passivo, que é a pessoa por quem se sente o CIÚME. 3. A causa, que é o objeto causador da situação.

Como o CIÚME se torna problemático? Esse contexto se apresenta, quando não há uma motivação real, para o seu surgimento. Ele vai se tornando uma atitude patológica, nesse contexto a desconfiança não tem fundamento. Nesses casos as pessoas podem vir a desenvolver uma grande agressividade, praticar um homicídio e até feminicídios, que estão sendo vistos em larga escala, atualmente.

COMO COMBATER O CIÚME?

1.É preciso analisar com seriedade a causa desse CIÚME?

2. Trabalhar e implantar a confiança dentro do relacionamento.

3. Elevar a autoestima.

4.Combater o comportamento controlador.

Essa é uma estrutura polêmica, pois o CIÚME independe de faixa etária, de sexo ou de situação econômica. Para algumas pessoas, ele é o Tempero do AMOR. Mas na realidade o CIÚME, é sinal de insegurança. Toda pessoa ciumenta não confia no seu companheiro(a). Uma atitude controladora, sufocante, com certeza absoluta, vai gerar brigas, discussões e muito desconforto. Ampliando esse processo, poderá ocorrer o aparecimento da Ansiedade, da Raiva, da Violência e do Desequilíbrio. Reveja a sua relação e repagine a sua vida. Pense nisso carinhosamente. Namastê!

Referências

Texto:www.brasilescola.uol.com.br

www.significados.com.br

Imagem:www.psicologo.com.br

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Heteronormatividade

Por Ramon Henrique            É um termo usado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas...

Sétima Rodada do Brasileirão Feminino neste último fim de semana de abril

Por Fernando Francisco  Neste final de semana no futebol brasileiro vamos ter a sétima rodada do Brasileirão Feminino com os seguintes jogos no sábado dia...

Bahia ganha trilhas turísticas

Por Redação  Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado. Além das paisagens naturais que despertam a atenção de...

Soft Skills: você sabe o que é?

Por Dora Paiva  A SOFT SKILLS, é uma expressão da língua inglesa, que aos poucos vai penetrando e dominando o setor de Recursos Humanos –...