segunda-feira, maio 13, 2024
Home Cultura Cultuar o medo faz parte da cultura humana

Cultuar o medo faz parte da cultura humana

Por Tony Lean

O medo não é sinal de fraqueza ou covardia. Muito pelo contrário: é uma reação involuntária e natural com a qual o ser humano convive ao longo de vários momentos da nossa historia.
O nome e a temática da famosa banda de rock Black Sabbath surgiu quando todos os integrantes andavam pela “cidade natal” da banda. Quando passaram em frente a um cinema no qual estava passando um filme de terror. Ozzy (vocalista) e Tony (guitarrista) pensaram “As pessoas pagam para ver isso? Para sentir medo? Pode ser que dê certo” e então puseram o nome do filme na banda e desde então compuseram músicas sobre morte e coisas do gênero. E a historia de sucesso do Black Sabbath e seu vocalista Ozzy Osbourne dispensa comentários.
A cultura popular representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos. Ela reúne elementos e tradições culturais que estão associados à linguagem popular e oral.
Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros.
O folclore, utilizado como sinônimo da cultura popular, é composto por um conjunto de lendas e mitos transmitidos entre gerações e representam a herança cultural e social de um povo.
As lendas e mitos fazem parte da nossa historia, essas lendas que nos deixaram de cabelo em pé repercute até os dias de hoje e é fonte inesgotável para escritores, cineastas, compositores e contadores de historias quem vivem espalhados pelo nosso Brasil e pelo mundo.

Mula sem cabeça é um personagem do folclore brasileiro. Na maioria dos contos, é o fantasma de uma mulher que foi amaldiçoada por ter se entregado com um padre e foi condenada a se transformar em uma mula sem cabeça que tem fogo ao em vez de uma cabeça, galopando através dos campos desde o sol de quinta-feira até o nascer do sol de sexta-feira. O mito tem várias variações em relação ao pecado que transformou a mulher amaldiçoada em um monstro.
Caipora é bastante evidenciada em todo o Brasil, está presente desde os indígenas, e é a partir deles que surgiu este mito. Segundo muitas tribos, principalmente as do Tronco Linguístico Tupi-Guarani, o Caipora era uma entidade que possuía como função e dom o controle e guarda das florestas, e tudo que existia nela. Com o contato com outras civilizações não indígenas, esta divindade foi bastante modificada quanto a sua interpretação, passando a ser vista como uma criatura maligna. Com o passar dos tempos muitas pessoas ainda continuam a relatar sua aparição, isto se dá na maioria das vezes com pessoas no interior de matas, o local onde caipora habita.
Lobisomem, um ser lendário, com origem na mitologia grega, segundo as quais, um homem se transforma em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer. Essa lenda que veio da Europa ganhou o toque bem tupiniquim, as historias das andanças dessa fera em pequenas cidades, comendo filhotes de cachorros, crueira das antigas casas de farinha, casca de caranguejo, amedrontava toda região e geralmente segundo a lenda era um morador conhecido de todos.

A verdade da lenda é uma só a cultura do medo faz parte da nossa historia, nos sentimos um certo prazer quando o “frio corre na nossa espinha”.
Nós dias de hoje a cultura do medo, vem com uma nova palavra Adrenalina, mas nos tempos mais antigos era “medo da peste, medo da brobonica, medo de borrar nas calças”. Viva a cultura do medo, viva a nossa cultura.

Fontes:
https://www.google.com/search?q=imagem
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ozzy_Osbourne
https://www.todamateria.com.br/cultura-popular/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Dia Nacional do Chef de Cozinha

Por Redação  Dia Nacional do Chef de Cozinha: saiba onde estão as vagas oferecidas em São Paulo Secretaria de Desenvolvimento Econômico já ofereceu mais de mil...

Conhecendo as Leis do Desapego!

Por Dôra Paiva Quando falamos em DESAPEGO ou DESAPEGAR, algumas pessoas prontamente entendem como uma forma de desamor, de frieza e falta de sentimentos. Porém...

Os impactos na saúde mental das pessoas em situação de desastres naturais: como intervir?

Por Dr. Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Nos últimos dias temos acompanhado a tragédia das enchentes que acometeram a população do Rio Grande do Sul. As...

Brasileirão sem os times gaúchos

Por Fernando Francisco Nesse final de semana o Brasileirão tanto masculino como feminino tem mais uma rodada sem a participação das equipes gaúchas em virtude...