sexta-feira, abril 26, 2024
Home Destaques E o que vocês são?

E o que vocês são?

Por Alexandre Nascimento dos Santos

Diante do momento que estamos vivenciando de distanciamento físico social, esse foi o questionamento de um indivíduo referindo-se a minha relação homoafetiva. “Chamo vocês de casalzinho, marido e marido, êlos ou Adão e Ivo”? Era pura homofobia, camuflada de risos e sarcasmo, seguida de: “Desculpas! É porque não sei como chamar”.
É claro que achei o comentário estúpido e como escorpiano que sou, logo retruquei: com toda certeza você não sabe como nos chamar, não compreende a etimologia da palavra RESPEITO, o que você vê aqui são duas pessoas do mesmo sexo, onde a afetividade, o amor, e a comunhão de vida é o elo que permite a formação do núcleo familiar.
Costumo dizer que depois da maior revolução que a humanidade vivenciou, que foi a revolução da mentalidade pautada no pensamento iluminista, as minorias antes excluidas na sociedade, ganharam espaço e voz através dos movimentos de lutas pela igualdade. No Brasil a luta LGBTQIAP+ ganhou força na década de 70 durante o periodo da ditadura militar.
E a luta não para, ela é diaria, chegamos no século XXI não como uma Alice no país das maravilhas, mas conscientes que nessa estrada chamada vida há individuos com a mentalidade cauterizada pelo odio, que tentam de todas as maneiras excluir os LGBTQIAP+ do direito de ser e existir como parte da sociedade Brasileira.
De acordo com a Constituição Federal, Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. No artigo 3º da Constituição Federal, Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. (BRASIL, 1988).
E para aqueles que ainda têm duvidas, se HOMEM com HOMEM ou MULHER com MULHER podem ser chamados de familia, Vale salientar que além da concepção tradicional da entidade familiar, a Constituição incluiu dentro do conceito de familia outras modalidades. E nessa ampliação, O Supremo Tribunal Federal reconheceu em 2011 a união estável entre pessoas do mesmo sexo, e em 2013 o Conselho Nacional de Justiça autorizou para aqueles que desejam o matrimônio, o casamento civil.
E como garantia de direito, em setembro de 2019, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a relação de individuo do mesmo sexo, não poderia ser excluído do conceito de entidade familiar, e assim passaria a gozar de amparo e proteção jurídica do Estado como família homoafetiva.

Referencias:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

https://www.gov.br/mdh/pt-br/sdh/noticias/2013/maio/cnj-aprova-resolucao-que-obriga-cartorios-a-realizar-casamento-homoafetivo

http://www.justificando.com/2019/05/20/a-homossexualidade-no-ordenamento-juridico-brasileiro/

A família homoafetiva e seu legal reconhecimento

Fotografia:

casuloatelieartes

11 COMENTÁRIOS

  1. Salve Alexandre!
    Receba meu humano abraço e força pra fazer valer todos os direitos sociais nessa sociedade tão equivocada e desumana.
    Fé no altíssimo pra fazer valer sua vez!

  2. Interessante falarmos sobre isso pois o ser humano ainda tem uma visão muito pequena em relação ao sentimento amoroso homoafetivo. Eu me chamo Paulinha. Mulher trans, feliz demais pela pessoa que sou e mim tornei. Palavra que define? Orgulho! Orgulhosa demais pela mulher que me tornei. Uma mulher de caráter onde tenho sentimentos e posso andar quem eu quiser! Pois não existe erro nenhum em amar, o erro está na mente de pessoas que não compreendem o verdadeiro significado do amor.

  3. Parabéns pela belíssima explanação que você descreve um episódio,que repúdio estarmos vivenciando hoje em pleno século XXI, diante de uma pandemia, onde esperamos que após esse período em que estamos praticamente vivendo uma experiência ,a qual jamais imaginaria está passando. Acredito que algumas pessoas ainda não compreenderam que de certa forma DEUS, está dando a oportunidade de cada ser humano se tornar uma pessoa melhor! Nota-se que tem muita gente ,que já tem no seu coração, o preconceito enraizado ainda não compreendeu que : O amor é o mais puro e real sentimento, entre duas pessoas, não importa se seja de um homem com outro homem, ou de mulher , com mulher é amor puro verdadeiro.Embora esses mesmos indivíduos que se dizem ser HOMEM, não entendeu o recado e que de certa forma esse julgamento feito que tem tirado a vida da de muitas pessoas,por gente que aí invés de entender e respeitar a opção sexual de cada um, excita o ódio, e outras mazelas quê de certa forma, fere a nossa Constituição Cidadã 98, que que assegura a todos os direitos iguais. Dessa forma acredita-se que enquanto sociedade precisa-se surgir novos ideais de liberdade e fraternidade com ideias revolucionária tais quais as da Revolução Francesa. O que somos, não cabe a ninguém querer fazer descer garganta abaixo por imposição,ou qualquer outro tipo de ideia contrária as nossas opções sexuais. Somos humanos e precisamos expandir amor e não ódio. Entende-se que muitos homofóbicos podem ter seus desejos reprimido e se libertam entre as quatro paredes e são pais de famílias frustrados e infelizes na vida que escolheram por imposição da família ou da sociedade. faço aqui um apelo assistam o filme Beleza Americana, que retrata bem o que estou falando. Quanto a questões de gênero, deixe-nos em Paz, somos mais homens que muitos que se auto denominam, assumimos relacionamentos e família e você com seu preconceito, o que tem feito para ter uma família. Nós somos bons pais e filhos, que apenas queremos viver unicamente felizes! Lutar e resistir e nunca retroceder! Vamos avante, amando por que amar faz parte da vida!

  4. A mim vale dizer que uma família deve ser composta de amor, respeito e comunhão. Não importando o gênero, mas a confiança mútua e o respeito. Uma sociedade livre de exclusão é aquela em que prevalece o direito de cada cidadão, não importando suas escolhas. Mas sim sua livre vontade.

  5. Parabéns pela colocação, acho que o respeito deve está a cima de tudo. Ninguém é obrigado a aceitar ou gostar…..Mais respeitar sim é uma obrigação.
    Respeito acima de tudo! Eu amo você, e sempre amarei.
    Super bem colocada suas palavras, super inteligente. PARABÉNS!!!!

    • Parabéns amigo 😍 tenho orgulho de ser sua amiga e precisamos defender a altura todos os homofóbicos, com isso iremos contribuir para que as gerações futuras não passe por constrangimentos.

  6. No dia que a sociedade deixar de viver a vida alheia e passar a viver a sua própria vida, o mundo será bem melhor. Eu sempre me pergunto e até hoje não achei uma reposta que me fizesse entender as seguintes questões: Que diferença vai fazer para minha vida se meu vizinho é traído pela mulher, ou se o pai do meu colega tem um amante, ou se o filho do vizinho namora a filha do outro vizinho, ou se o filha da vizinha namora com o filho e a filha do vizinho da casa da frente? O que faria diferença em minha vida se eu soubesse que existe um casal gay no prédio que eu moro, ou que existe um casal hétero no prédio que eu moro? Nada mudaria. Saber da vida de terceiros não acrescenta nada em sua vida e falar sobre a vida deles menos ainda, pelo contrário, mostra a qualidade de ser “humano” que você é. O respeito é a base de tudo. Se os seres se respeitassem e aceitassem as diferenças, o mundo seria muito melhor. Porque a perfeição é uma característica inexistência no plano terreno além do mais o que seria a perfeição? Se ser homosexual é ser imperfeito, o que diríamos das pessoas que criticam as decisões dos outros sem ganhar proveito em nada, o que diríamos das pessoas que sentem prazer em destruir a vida do outro apenas por bel prazer? Enfim… Estamos caminhado para um triste fim!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Soft Skills: você sabe o que é?

Por Dora Paiva  A SOFT SKILLS, é uma expressão da língua inglesa, que aos poucos vai penetrando e dominando o setor de Recursos Humanos –...

Seleção de Elenco para série “Iceberg”

Por Redação  Inscrições para “Iceberg” são voltadas para pessoas com ou sem experiência em dramatização. A produtora baiana Têm Dendê recebe até o dia 15 de...

CPM 22 era só CPM: vocês sabiam?

Por Teo Gelson  Você sabia que, Badauí no passado já foi entregador de panetone Wally escreveu a música "Garota da TV" para uma ex-namorada que havia...

Campeonatos Continentais neste meio de semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é de campeonatos continentais ou seja de Sul Americana e Libertadores. Pela Sul Americana tivemos na terça dia 23/04...