sábado, abril 27, 2024
Home Geral Estelionato Sentimental: o golpe do amor. Quem vai pagar a conta?

Estelionato Sentimental: o golpe do amor. Quem vai pagar a conta?

ESTELIONATO SENTIMENTAL. O GOLPE DO AMOR! QUEM VAI PAGAR A CONTA?

 

Por Dô

Por Dora Paiva

Muito a contragosto, calamos  a nossa voz, quando algumas pessoas afirmam categoricamente, que o Brasil é o país da impunidade. Isso se deve ao fato de algumas das nossas legislações, apresentarem pontos conflitantes, arestas facilitadoras ao descumprimento e fragilidades em seu conteúdo. Muito embora tenhamos hoje, um grande arsenal de novos instrumentos legais, que estão  se apresentando mais eficazes  e um tanto mais rigorosos. Principalmente  na apuração  e na penalização dos inúmeros delitos praticados em nosso país. 

Mesmo estando em pleno século XXI e com tanta evolução tecnológica, ainda podemos observar que alguns dos nossos  instrumentos legais, possuem o ranço do passado catastrófico.  Haja vista, que o  nosso Código Penal, é datado  de 1940, apesar de todo o empenho dos nossos legisladores e juristas, em realizarem cada vez mais, a inserção  de dispositivos legais, que se aproximem da realidade sócio-política  que está reinando em nosso território. Cabe salientar que neste intervalo temporal, surgiram inúmeras Leis Extravagantes, que são leis e regras que não estavão previstas em um código. Elas são verdadeiras soluções para o combate aos delitos e infrações, recém surgidos e que se tomaram um grande desafio para todos nós.

Toda essa introdução, tem como pano de fundo, ressaltar para todos que a Câmara dos Deputados Federais, aprovou o texto de um projeto de lei, que vai alterar o nosso ancião  Código Penal. Esse evento aconteceu recentemente, no dia 04/08/22. O relator do projeto é o Deputado Subtenente Gonzaga- PSD-MG. Segundo ele, a nova proposta visa punir as pessoas, e  proteger especialmente as mulheres. A pena vai variar de dois a seis anos e multa.

COMO SE CONFIGURA O ESTELIONATO SENTIMENTAL?

O Estelionato Sentimental, é  também  conhecido  como Estelionato Emocional. Ele ocorre quando uma das partes da relação, tem a intenção de obter para si a entrega de valores ou bens, em função  de uma estrutura  de confiança e boa fé.  Ou seja, em nome desse relacionamento, aplicam -se golpes de cunho financeiro, aproveitando-se pelo fato do outro estar completamente apaixonado e cego das atitudes e intenções do companheiro(a).

Por ser uma temática muito recente, o Estelionato Sentimental  vem dividindo opiniões  na sociedade.  Muitos ainda não o tipifica como um crime, ou ato ilícito, argumentando que aquele que promoveu o fato, também proporcionou momentos prazerosos e que a doação  do bem, não ocorreu de forma violenta ou agressiva, foi de livre vontade. Para esses, no caso em questão, houve a  Culpa Concorrente, que juridicamente  significa que: agente e vítima concomitaneamente colaboraram para o resultado lesivo. Mas é  preciso, por outro lado, ser analisada  a conduta do outro, que maliciosamente  e de forma sórdida, se utiliza da ingenuidade do parceiro(a), para a obtenção das facilidades. O Estelionato Sentimental, apresenta no seu bojo, uma vantagem obtida indevidamente dentro de um relacionamento amoroso, por conta da confiança  e do afeto do outro.

COMO SUPERAR O ESTELIONATO SENTIMENTAL?

Para lidar com esse trauma, aqui no Brasil  foi criado um site especial com  um projeto  audacioso, que foi denominado “NÃO É AMOR, É GOLPE! O objetivo  desse site é  dar apoio, orientação  e dicas para a tentativa  de recuperação  dos recursos perdidos, através do golpe. O projeto além da assistência jurídica, também proporciona um apoio psicológico, às suas vitimas. Isto por que, não há  apenas um golpe financeiro que foi executado, há também um dano emocional e psicológico, que faculta a perda da autoestima e do sonho do Amor Perfeito. 

É necessário também, que haja sororidade entre essas mulheres prejudicadas. Elas precisam se unir nessa luta titânica, no combate a esse tipo de golpe. Pois ele possui  características muito própria e específicas. Sua vítimas, dificilmente irão  denunciar, por conta da vergonha e do medo, além do aparecimento  da autoculpa. Muitos atribuem às  mulheres ignorantes e imaturas, o sucesso  do golpe. Porém, na realidade dos fatos, observamos outra situação. As vítimas sempre são: mulheres bem sucedidas e inteligentes. Mulheres cultas e experientes, que sofrem com um grande problema em sua vida : CARÊNCIA. Pense nisso carinhosamente.  Namastê!

 

Referências:

Texto: www.oliberal.com

Imagem: www.spborges.jusbrasil.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Bahia ganha trilhas turísticas

Por Redação  Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado. Além das paisagens naturais que despertam a atenção de...

Soft Skills: você sabe o que é?

Por Dora Paiva  A SOFT SKILLS, é uma expressão da língua inglesa, que aos poucos vai penetrando e dominando o setor de Recursos Humanos –...

Seleção de Elenco para série “Iceberg”

Por Redação  Inscrições para “Iceberg” são voltadas para pessoas com ou sem experiência em dramatização. A produtora baiana Têm Dendê recebe até o dia 15 de...

CPM 22 era só CPM: vocês sabiam?

Por Teo Gelson  Você sabia que, Badauí no passado já foi entregador de panetone Wally escreveu a música "Garota da TV" para uma ex-namorada que havia...