domingo, maio 5, 2024
Home Destaques Jair Rodrigues é considerado o primeiro rapper brasileiro

Jair Rodrigues é considerado o primeiro rapper brasileiro

Por: Teo Gelson

Jair Rodrigues é considerado o primeiro rapper brasileiro. Foi precursor do gênero ao lançar – com versos mais declamados do que cantados – a canção Deixa Isso Pra Lá, de Alberto Paz Edson Meneses, no seu segundo disco Vou de Samba com Você, de 1964. 

Foi com essa música – acompanhada de sua icônica coreografia com as mãos para cima e para baixo – que Jairzão atingiu sucesso nacional e tornou-se

Nascido em Igarapava, no interior de São Paulo, Jair iniciou a carreira depois de conquistar o primeiro lugar em um programa de calouros na Rádio Cultura e tornar-se crooner, cantando em casas notu6rnas de São Carlos, em meados da década de 50.

Mudou-se para São Paulo e lançou o seu primeiro disco em 1964, que continha o sucesso O Morro Não Tem Vez, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Mas foi no segundo disco, que trazia Deixa Isso Pra Lá, que ele atingiu sucesso nacional e tornou-se conhecido e admirado no Brasil inteiro.

 

Em seguida, consolidou-se de vez como um dos maiores artistas do país, ao vencer o II Festival da Música Popular Brasileira, em 1966, defendendo – em uma interpretação inesquecível – Disparada, de Geraldo Vandré e Théo de Barros, e empatando com A Banda, de Chico Buarque (Chico não aceitou vencer de Jair e foi até o júri dizer que se não dessem o prêmio ao colega, não aceitaria o seu).

 

Depois, Jair não parou mais: gravou centenas de sucessos em mais de 50 discos; fez turnês pelo Brasil e pelo mundo e comandou o famoso programa O Fino da Bossa, ao lado de Elis Regina, na TV Record, entre 1965 e 1967. Com a parceira, lançou três LPs ao vivo: um deles, Dois na Bossa, foi o primeiro disco brasileiro a vender um milhão de cópias.

 

Outras canções de sucesso na sua voz são: Tristeza, Festa Para Um Rei Negro,  Majestade, O Sabiá, Diz Que Fui Por Aí, Foi um Rio que Passou em minha Vida, Triste Madrugada e Consolação.

 

Jair nos deixou inesperadamente, aos 75 anos, vítima de um infarto agudo do miocárdio, em 2014. Seus talentosíssimos e igualmente carismáticos filhos Jair Oliveira e Luciana Mello, estão aí para dar continuidade ao seu legado e a essa história linda que Jair construiu na música popular brasileira.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

O sinal do Mais em nossas vidas

                           Por Ramon Henrique                O símbolo...

Brasileirão tem mais uma rodada e jogos dos gaúchos adiados

Por Fernando Francisco  Nesse final de semana tem a quinta rodada do Brasileirão 2024 e com adiamento dos jogos das equipes gaúchas em virtude das...

A Revolução Digital: Como os Negócios se adaptam ao Mundo Online

Por Redação  A era digital trouxe uma revolução sem precedentes no mundo dos negócios. Com a influência crescente da internet e a evolução constante da...

O que é a Liberdade de Imprensa?

Por Dôra Paiva  Hoje, 03 de Maio de 2024, é celebrado em todo o planeta, O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Essa data foi...