Por: Heberti Hipollito
A lambada é um estilo musical e dança originalmente e tipicamente brasileiro, surgiu no Pará na metade dos anos 80, seu modo de dançar é uma mistura do carimbo e do merengue.
Em finais dos anos 80 a lambada já era uma febre nacional e isso chamou atenção de dois empresários franceses do ramo musical que viram na dança o potencial para além das fronteiras do Brasil, isso tornou a lambada muito popular na Europa.
Já na década de 90 o gingado envolvente do ritmo se tornou tema de várias produções cinematográficas internacionais e de vários programas de TV pelo mundo.
Dançar lambada requer condicionamento físico, pois seus movimento requerem muita forca nos músculos. Dançada por um casal o ritmo alterna entre movimentos próximos e distantes, os passos básicos são executados para frente e para trás flexionando rapidamente os joelhos e alternando com movimentos para esquerda e para direita. A mulher inicia a dança com a perna direita e o homem com a esquerda fazendo com que ambos estejam sempre sincronizados e é importante sempre deixar o quadril solto.
Referência texto: dançastipicas.com
Referência imagem: Gshow.com