Por Henrique Couto
Nos dias de hoje a Liderança é com certeza a competência mais exigida em todos os níveis e cargos dentro de um negócio. Seja qual for seu cargo seu desafio, precisamos ter profissionais que tenham essa competência. E ter essa competência significa ter o conhecimento sobre o tema Liderança, algo muito difundido, porém nem sempre estudado e compreendido da forma correta pelos profissionais.
Dentre os cenários de uma empresa, temos também momentos em que, apesar de existir a figura de uma liderança, há indivíduos que, diante de alguns contextos, tornam-se líderes devido às exigências corporativas.
Em alguns casos, como quando ocorrem imprevistos, por exemplo, é comum que isso aconteça, de forma a classificar essa nova liderança em situacional.
Dessa forma, os indivíduos que ocupam esta posição, devem exercer tomadas de atitudes, fazer um direcionamento de equipe e delegar tarefas; assim, também, fazendo com que tal desempenho tenha o poder de gerar impactos na vida das organizações.
Ao se tratar de uma liderança situacional, é preciso que haja uma adaptação no estilo de liderança, assim o/a líder que passa a ocupar essa posição deve ter uma visão ampla sobre o nível de desenvolvimento de cada liderado.
Sendo assim, tem-se um parâmetro a respeito do grau de agilidade/habilidade de cada um. Isso é importante para que se entenda quais as ‘tarefas certas’ para o colaborador certo. Assim, é possível que se alcance os resultados esperados.
Mas para uma compreensão ainda mais assertiva, temos a seguir a identificação de quatro estágios de maturidade dos profissionais na liderança situacional.
4 FASES DO DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA SITUACIONAL
Essas fases demonstram as figuras de liderança de que é preciso atentar-se ao desenvolvimento de cada colaborador, principalmente a se tratar de uma liderança situacional, assim, agregando valor à gestão e ao trabalho. Veja a seguir:
ESTÁGIO BEBÊ | Dirigir: a figura de liderança oferece direcionamentos específicos de monitoramento e desenvolvimento.
Alto nível de compromisso e nível baixo de competência.
ESTÁGIO CRIANÇA | Treinar: o líder continua com direcionamentos, mas solicita idéias do funcionário.
Nível reduzido de compromisso e, teoricamente, baixo nível de competência.
ESTÁGIO ADOLESCENTE | Apoiar: direção menos objetiva, ou seja, neste nível há um certo apoio, mas sem uma direção completa.
Nível de compromisso com variação e competência de moderada a alta.
ESTÁGIO ADULTO | Delegar: demandas são entregues ao funcionário que já possui autonomia para apresentar escolhas assertivas, então a necessidade de apoio é reduzida.
Nível elevado de compromisso e elevado nível de habilidade.
Precisamos estudar esse tema amplo e complexo de forma estruturada, visto que as exigências sobre as pessoas que estão em posição de liderança se tornam cada vez maiores todos os dias. Nesse artigo demos início novamente ao tema, que segue a semana que vem.
Pense nisso!
Estou à disposição de todos para juntos aprofundarmos esse aprendizado sobre os temas apresentados aqui hoje.
Boa sorte a todos.
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