sábado, maio 11, 2024
Home Destaques Na sua vida, você escolheu ser âncora ouser raíz?

Na sua vida, você escolheu ser âncora ouser raíz?

Por Auxiliadora Paiva

“ A VIDA É DESPROVIDA DE SENTIDO. VOCÊ DÁ SENTIDO A ELA. O SENTIDO DA VIDA É AQUILO QUE VOCÊ ATRIBUI A ELA. ESTAR VIVO É O SENTIDO”. Joseph Campbell fez essa afirmação e a mesma foi amplamente questionada pelos estudiosos da época. Nascido nos Estados Unidos, em 1904 e falecido em 1987, em Honolulu, no Havaí, ele se destacou no mundo da pesquisa mitológica literária, através dos seus estudos sobre a Alma e o comportamento dos Homens. O seu trabalho foi de relevada importância para o grande conhecimento da vida e das suas nuances. Através dos seus escritos, ele nos conduz a uma busca da felicidade dentro de nós mesmos.
Campbell, buscou esclarecer que a vida é composta de valores opostos, dentro de uma mesma realidade. Dentro de nós há um Deus, que convive com um Demônio, numa luta incessante e articulada, buscando a essência primordial desse Homem. Com base nesses aportes, é que buscamos apresentar o nosso tema de hoje, que diz respeito a uma das nossas escolhas, durante a nossa jornada de vida: SER ÂNCORA OU SER RAIZ.
O barco que é a nossa vida, é sempre bem dotado de equipamentos fundamentais, para a nossa existência. Temos uma BÚSSOLA, que nos dá a direção das coisas. Ela é a nossa consciência que age sempre a nos alertar. Ela nos aponta a direção correta a seguir. Temos também as VELAS, que recebem dos ventos o comando da direção a seguir. E a ÂNCORA, que é a peça que mantém o nosso barco parado, no imenso Mar da Vida. Como o nosso tema de hoje, trata da questão: SER ÂNCORA OU SER RAIZ , ampliaremos os esclarecimentos dessa representatividade em nosso seguimento de vida.
A ÂNCORA – ela é o elemento que nos coloca em situação de estacionamento, de comodismo e até de medo em seguir adiante para alçar vôos. SER ÂNCORA, nos dá uma sensação de uma pseuda calmaria . Pois nas grandes tempestades da Vida, quando ela é jogada ao mar, somos invadidos por uma onda de segurança e de proteção. Porém é uma sensação que aos poucos vai nos transmitindo, um forte sentimento que nos impede de caminhar, para aportar em novos horizontes. SER ÂNCORA, é ficar preso a um passado que não nos deixa quebrar as amarras e seguir em frente, vencendo o medo de tentar vivenciar novas situações, novas perspectivas, novos horizontes.
Ao lado do SER ÂNCORA, tem uma outra condição especial, de suma importância para novas conquistas e realizações. Essa condição em nossa vida é o: SER RAIZ. O que a RAIZ representa em nossas vidas?
A RAIZ – as raízes são as partes fundamentais para o desenvolvimento de uma árvore, para uma planta e para nós os humanos. As raízes estão ancoradas ao solo, geralmente não se apresentam para o público e a sua aparência nem sempre é bela e formosa. Ela é a parte vital para o tronco, folhas e frutos. É também o elemento de construção das qualidades, da transformação pessoal e da renovação consciencial, para os Homens. A RAIZ é a nossa essência, são os nossos valores, são os nossos sustentáculos da vida.
Uma árvore pode ser bela, frondosa e bastante frutífera, porém sem as suas raízes, ela não sobreviverá. A RAIZ para o ser humano representa, a sua dignidade, o seu caráter, a sua persistência, a resiliência. Porém, essa RAIZ para poder germinar, crescer e frutificar no nosso Ser. É preciso adubar e regar, o nosso viver, com Positividade e enriquecimento dos nossos valores pessoais.
O mais importante em nossa vida sempre será, a capacidade que temos de extrair os ensinamentos positivos de SER ÂNCORA. Pois precisaremos ter muito claro, qual o momento em que deveremos nos manter ANCORADO. Mas também precisamos entender, quando já é hora de seguir em frente e levantar a ANCORA. Ela representa para nós a segurança, estabilidade, proteção, equilíbrio ou pausa nos acontecimentos.
A nossa Vida não pode ser apenas algo exterior, pois é necessário que seja visto também o seu interior. Sempre valorizamos a beleza de uma árvore, mas esquecemos sempre da sua RAIZ. Nós valorizamos muito o que está aparente e menosprezamos o que está oculto. O nosso exterior é muito importante, porém o nosso interior é imprescindível. Analise essa situação e faça a seguinte reflexão: se uma árvore tiver os seus galhos e o seu tronco cortados, ela renascerá se a sua RAIZ estiver boa e saudável. Porém se uma RAIZ, for cortada, extirpada e retirada do seu solo, a árvore terá o seu fim. Ela morrerá.


Todos nós somos RAÍZES, mas também temos as nossas atitudes como ANCORA. O grande problema surgirá sempre quando as nossas ÂNCORAS, começarem a querer superar as nossas RAÍZES. Por isso, permita- se ser ÂNCORA, pois nós precisamos de um PORTO SEGURO, de ter uma SEGURANÇA. O que não poderemos nos permitir é ficarmos no ANCORADOURO, vivendo na nostalgia, na tristeza, no passado. Precisamos sim, ser RAIZ, para penetrarmos no subsolo da nossa intimidade, em busca da nossa essência, da nossa integridade e coerência nas ações. Em busca de novos horizontes e de uma RESIGNIFICAÇÃO.
Eis aí o ponto de equilíbrio da nossa vida, por isso te pergunto: NA SUA VIDA, VOCÊ ESCOLHEU SER ÂNCORA OU SER RAIZ? Pense nisso carinhosamente.
Namastê

Referências: Texto – www.simbolos.com.br / www.chabad.org.br
Referência: Imagem: www.pinterest.pt

1 COMENTÁRIO

  1. Como sempre, a positividade esclarecedora nos adverte.
    Eu mesmo preciso ser âncora até que me livre da tempestade e serei raíz até que se completem os ciclos produtivos.
    Abração!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Jammil e Uma Noites confirmado na Virada Cultural de São Paulo

Por Gilberto Romano  A banda Jammil e Uma Noites desembarca em São Paulo no dia 19 de maio (domingo), para comandar um show na Virada...

MÃE: de Eva à Mulher Maravilha

Por Dôra Paiva “Ser Mãe é assumir de Deus, o dom da criação, da doação e do Amor incondicional. Ser Mãe é encarnar a divindade...

Os desafios do homem sertanejo no “A Mesma Água”

Por Redação  “A Mesma Água”: Novo livro do escritor Eliecim Fidelis retrata os desafios do homem sertanejo Livro de contos será lançado no dia 24 de...

As Panteras

Por Teo Gelson  Ficaram notórias durante todo o período de filmagens as brigas e discussões ocorridas entre integrantes do elenco. A mais grave foi uma...