domingo, maio 5, 2024
Home Arte e Literatura Quando a criatividade fala mais alto no cinema

Quando a criatividade fala mais alto no cinema

Por Nelsinho Toledo

   Meus amigos, hoje vou iniciar nosso papo falando sobre um produtor de filmes do passado : Val Lewton.  Ele chefiou, entre 1942 e 1946, uma unidade de filmes de terror de baixo orçamento nos estúdios da RKO, que foi um dos oito grandes estúdios de Hollywood durante a Idade de Ouro do Cinema.

   Lewton dispunha de poucos recursos financeiros para realizar seus filmes de terror , que não podiam ter efeitos especiais de primeira linha . Com muita criatividade, ele acabou se tornando uma lenda . Realizou filmes onde o terror era mais sugerido do que mostrado , uma técnica que funcionou perfeitamente  . Sombras, ruídos , gritos e a fotografia em preto e branco ,  criaram uma atmosfera aterrorizante em seus filmes . Sua produção mais famosa  foi “Sangue de Pantera”, de 1942. O filme conta a história de uma garota chamada Irena, interpretada pela francesa Simone Simon , que carrega uma maldição : quando ela está com raiva ou excitada, ela se transforma em uma pantera assassina , colocando em perigo a vida das pessoas que a cercam . A transformação de Irena em pantera não é mostrada . Em uma cena clássica do filme, Irena está perseguindo por uma rua deserta, à noite, uma oponente que ela deseja matar. Ouvimos o som dos sapatos das duas personagens caminhando pela rua. De repente, o som dos sapatos da Irena  cessa . Essa foi a técnica usada por Lewton para nos dizer que Irena transformou-se em pantera. O sucesso de “Sangue de Pantera” , gerou uma continuação em  1944 : “A Maldição do Sangue de Pantera”.

   Até hoje, muitos cineastas utilizam as técnicas criadas por Val Lewton . Sabemos, por exemplo, que Steven Spielberg teve vários problemas durante as filmagens de “Tubarão” (1975) . Na época, não existiam os efeitos especiais criados por computador e Spielberg utilizou tubarões mecânicos para realizar o filme  .  Esses  tubarões mecânicos deram muita dor de cabeça para Spielberg, porque constantemente apresentavam defeitos. Por isso, dando uma de Val Lewton , Spielberg apenas “sugeriu” os primeiros ataques do tubarão branco no filme . Logicamente, essas cenas funcionaram muito bem graças à brilhante trilha musical de John Williams.

   Mais recentemente, o diretor holandês Dick Maas , que é um cineasta independente , especialista em filme de terror, também utiliza as técnicas criadas por Val Lewton em seus filmes . Em seu filme “Uncaged” (2016), inédito no Brasil , ele conta a história de um leão assassino que aterroriza Amsterdam . Ao longo do filme, os ataques do leão são mais sugeridos do que mostrados. Apenas no final, Dick Maas mostra o leão detalhadamente, com o uso  de efeitos digitais e a utilização de um leão mecânico, construído especialmente para o filme. Uma versão de “Uncaged” , dublada em francês, está disponível gratuitamente no YouTube, com o título “Predateur” .

   Meus amigos : Peço a vocês que conheçam e se inscrevam em meu canal no YouTube  www.youtube.com/nelsontoledofilho  e acompanhem meu programa Falando de Cinema pela Rede SDP TV, toda sexta-feira às 23 horas, horário de Brasília. Um ótimo feriado a todos .

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

O sinal do Mais em nossas vidas

                           Por Ramon Henrique                O símbolo...

Brasileirão tem mais uma rodada e jogos dos gaúchos adiados

Por Fernando Francisco  Nesse final de semana tem a quinta rodada do Brasileirão 2024 e com adiamento dos jogos das equipes gaúchas em virtude das...

A Revolução Digital: Como os Negócios se adaptam ao Mundo Online

Por Redação  A era digital trouxe uma revolução sem precedentes no mundo dos negócios. Com a influência crescente da internet e a evolução constante da...

O que é a Liberdade de Imprensa?

Por Dôra Paiva  Hoje, 03 de Maio de 2024, é celebrado em todo o planeta, O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Essa data foi...