domingo, maio 5, 2024
Home Destaques Resiliência e transformarão, da dor ao propósito de vida

Resiliência e transformarão, da dor ao propósito de vida

Por Paulo Martinelli

Paula Tanga, natural de Santo Antônio de Pádua, atualmente moradora de São Gonçalo, Rio de Janeiro, desde 2004, cidade onde se sentiu acolhida. Paula, sofreu um trauma emocional muito grande, assim como a maioria dos negros do nosso país e no mundo. O racismo ainda é muito presente na vida daqueles que lutam por igualdade racial, todos os dias.  Paula se viu totalmente no fundo de um abismo após sofrer na pele com o racismo, se perguntava todos os dias o porque de tanto ódio. Sem muita escolha, ela naquele momento entendeu que precisaria tomar uma decisão, se entregar a depressão e tristeza ou dar a volta por cima. 

Paula Tanga, transformou sua dor em uma ação, foi daí que nasceu o projeto “Afrotribo” voltando a ajudar e apoiar crianças, jovens e adolescentes negros que passaram por situações de racismo e resgatar sua auto estima. 

“Afrotribo” através da moda, juntamente com ação social, que complementava seu propósito na vida das crianças, jovens e adolescentes, com mais de 5 mil ações sociais. Durante cinco anos, os finais de semana de Paula foi preenchido com ações sociais.

Inicialmente o projeto não tinha sede, e os ensaios durante a semana com as crianças era na rua, e os finais de semana eram preenchidos com desfiles, nos quais passou a ser convidada. 

Paula Tanga, não parou por aí, escreveu um livro, “ Sawabona, As aventuras de preto e o careca”, mesmo com dificuldade e sem muita pretensão, o livro lhe rendeu 9 salas de leitura em São Gonçalo, onde ganhou em um concurso na bienal do livro. O livro foi um sucesso, esgotando todos os exemplares na bienal. Foi a partir deste ponto que Paula inaugurou as salas de leitura que atende mais de 1500 pessoas, atendimento totalmente gratuito. Além disso o projeto se preocupa com a alimentação daqueles que tem mais dificuldades, pensando nisso, é arrecadado alimentos através da inscrição para ajudar os mais necessitados. 

Apesar de ser um trabalho intenso e muito desgastante, Paula Tanga se sente realizada por ter transformado sua dor em um propósito de vida, mesmo com muita dificuldade a fé a move para que sua caminhada continue.

E o projeto não pára de crescer, vem aí o primeiro cinema popular de São Gonçalo. Aguardem! diz Paula.

O projeto “Afrotribo” é um espaço de acolhimento e valorização a vida, voltado para crianças, adolescentes e jovens negros. Desenvolve ações sociais de cultura negra e combate ao racismo. Prêmio Ubuntu de Cultura Negra, concurso Beleza negra, prêmio Sancofa, dentre muitas outras ações…

O projeto precisa da sua ajuda.

Contato: 21 96543-2169

Instagram: ongafrotribo

Email: [email protected]

 

Colunista: Paulo Martinelli 

Instagram: @paulomartinelli

Assessoria: Sandra Paz

Instagram: @sandrinhapaz

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

O sinal do Mais em nossas vidas

                           Por Ramon Henrique                O símbolo...

Brasileirão tem mais uma rodada e jogos dos gaúchos adiados

Por Fernando Francisco  Nesse final de semana tem a quinta rodada do Brasileirão 2024 e com adiamento dos jogos das equipes gaúchas em virtude das...

A Revolução Digital: Como os Negócios se adaptam ao Mundo Online

Por Redação  A era digital trouxe uma revolução sem precedentes no mundo dos negócios. Com a influência crescente da internet e a evolução constante da...

O que é a Liberdade de Imprensa?

Por Dôra Paiva  Hoje, 03 de Maio de 2024, é celebrado em todo o planeta, O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Essa data foi...