sábado, abril 27, 2024
Home Destaques Você sabe diferenciar alongamento de flexibilidade?

Você sabe diferenciar alongamento de flexibilidade?

Por Tiago Santana

Muitas pessoas tem esta dúvida: o que é alongar e flexibilizar? Ao ler o Portal Educação e ver estas diferenças decidir compartilhar o texto deles com vocês.  Confiram abaixo:
Para a maioria da população alongamento e flexibilidade são a mesma coisa. Mas, na verdade não são. Atualmente muito tem se especulado sobre o alongamento. Se for benéfico ou não, e em quais situações ele se aplica. Esse debate é de grande importância para o mundo esportivo (profissional ou amador), porém, deve haver uma clara distinção de sua aplicabilidade quando se trata de esporte de alto rendimento, ou do exercício como promotor de saúde e qualidade de vida. Para cada situação há uma forma de utilizá-lo e obter o melhor de seus benefícios.
O alongamento refere-se à capacidade do músculo de ser ”elástico”, de se “encompridar”. Flexibilidade refere-se à amplitude de movimento em uma determinada articulação e a facilidade com que esta se move. A flexibilidade geral refere-se o quão flexível são as principais articulações (quadril, coluna, cintura escapular [1]), sendo essa não esportiva, mas que permita realizar movimentos numa amplitude ótima, prevenindo lesões e proporcionando um estado de sentir-se bem. A flexibilidade específica é, ao contrário, aplicável somente nas exigências extraordinárias de determinadas modalidades esportivas e restringe-se somente às articulações pertinentes.
A pouca mobilidade articular torna os movimentos pouco econômicos e sem amplitude. Uma flexibilidade pouco desenvolvida tem um efeito negativo na eficiência e na velocidade dos movimentos, exige maior esforço nas atividades diárias e de resistência, e no desenvolvimento da coordenação motora e da força.
Em contrapartida, uma flexibilidade acima do normal (hiperflexibilidade) pode desestabilizar a articulação. Nesse caso deve haver um excelente trabalho com exercícios de força, na musculatura que envolve esta articulação, evitando assim possíveis lesões.
Em determinadas modalidades esportivas o trabalho de hiperflexibilidade é mais evidenciado, como no caso da ginástica olímpica, onde os atletas possuem uma mobilidade acima do normal nas articulações do quadril.
Uma boa forma (e segura) de alongar e relaxar é fazê-lo de forma lenta e suave.
Mas para que haja um alongamento eficiente é necessário que o músculo esteja aquecido. Para este fim, uma fonte externa de calor como bolsa de água quente pode ser usada. Outra forma mais ampla e eficiente de elevar a temperatura do músculo é contraí-lo por alguns minutos. O alongamento de músculos frios não aumenta a flexibilidade e pode causar lesões.

Após o aquecimento, escolha qual músculo (ou grupo muscular) deseja alongar, coloque-se numa posição confortável, relaxe e respire. Mantenha por, aproximadamente, 30 segundos. Respire profundamente, relaxe e estique um pouco mais, um pouco mais, um pouco mais…

Fonte:
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/alongamento-ou-flexibilidade/56740

Fonte da Imagem: cidadeverde.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Sétima Rodada do Brasileirão Feminino neste último fim de semana de abril

Por Fernando Francisco  Neste final de semana no futebol brasileiro vamos ter a sétima rodada do Brasileirão Feminino com os seguintes jogos no sábado dia...

Bahia ganha trilhas turísticas

Por Redação  Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado. Além das paisagens naturais que despertam a atenção de...

Soft Skills: você sabe o que é?

Por Dora Paiva  A SOFT SKILLS, é uma expressão da língua inglesa, que aos poucos vai penetrando e dominando o setor de Recursos Humanos –...

Seleção de Elenco para série “Iceberg”

Por Redação  Inscrições para “Iceberg” são voltadas para pessoas com ou sem experiência em dramatização. A produtora baiana Têm Dendê recebe até o dia 15 de...