Por Alan Santana
Prezados leitores,
Sejam todos bem vindos a mais uma coluna de “Saúde” do nosso PORTAL SOM DE PAPO! Continuando a nossa semana com os mais diversos temas, iremos falar sobre orientações aos familiares e cuidadores de idosos a cerca de atividades que podem tornar o dia deles mais agradável em tempos de isolamento social, por conta dos riscos de contágio e transmissão do COVID-19.
Seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde), em relação ao distanciamento social, pessoas no mundo inteiro acabaram mudando a sua rotina de vida, adotando o isolamento social. Dentro desse contexto, a turma da melhor idade está inserida no grupo de risco do Covid-19, o que aumenta o cuidado e importância pela adoção de medidas preventivas para minimizar os riscos de contrair o vírus. Diante disso, o idoso acaba deixando de realizar muitas atividades que faziam parte do seu cotidiano, como bater um bom papo com amigos na praça do bairro, fazer sua caminhada, ir à farmácia, fazer seus pagamentos no banco, ou seja, um cenário totalmente diferente do habitual, afetando a saúde física e mental.
Quais medidas podem ser adotadas? O que pode ser aplicado em ambiente domiciliar por familiares e cuidadores? Que atividades podem ser realizadas para melhorar o dia deles?
Mesmo sob medo de contaminação, a vontade dos idosos deve ser respeitada, desde que, medidas de prevenção sejam tomadas como, uso de máscaras, higiene das mãos com água e sabão, ou álcool em gel. Dentre as medidas adotadas, atividade física, desde que seja acompanhada por um profissional, familiar ou cuidador, um bom bate papo e vitamina D não podem faltar nesse momento.
Podem ser realizados exercícios de sentar e levantar da poltrona ou cadeira, treino de marcha com obstáculos para que o idoso possa contornar, uso de um saco de feijão ou arroz para exercitar os braços, treino com bola, realizando arremesso e solicitando que ele arremesse de volta, além de estímulo à leitura, palavras cruzadas, jogos como baralho e dominó, tomar sol para ativar a vitamina D, até uma simples ajuda para secar uma louça que não quebre, mesmo aqueles idosos que não têm uma boa cognição. É muito importante que ele esteja inserido nas atividades diárias, participando da forma que puder, sempre sendo respeitado os seus limites e limitações, caso as possua. Além da criatividade dos familiares e cuidadores sobre a elaboração de atividades diárias para o idoso, caso o mesmo esteja sendo acompanhado por um profissional Fisioterapeuta e, por conta do isolamento social, a família tenha suspendido o atendimento presencial, o mesmo pode ser feito através de Telemonitoramento, um acompanhamento a distância por meio de aparelhos tecnológicos.
Desejo uma semana abençoada a todos e até a nossa próxima matéria no PORTAL SOM DE PAPO.
Fonte: pt.dreamstime.com/illustration/desenhos-animados-felizes-do-idoso.html



