segunda-feira, maio 13, 2024
Home Destaques Menopausa: 1 bilhão de mulheres terão sintomas até 2030

Menopausa: 1 bilhão de mulheres terão sintomas até 2030

Por Redação 

1 bilhão de mulheres terão sintomas da menopausa até 2030, revela OMS

A menopausa é um período associado a múltiplas transformações físicas e mentais no organismo feminino. É neste momento que a menstruação é interrompida e os ovários passam por uma queda abrupta na produção dos hormônios – este fenômeno recebe o nome de falência ovariana. Essa mudança repentina pode ocasionar danos à saúde e a qualidade de vida da mulher e desencadear problemas sérios, como a depressão.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030, teremos 1 bilhão de pessoas com sintomas da menopausa.  Atualmente, no Brasil, são cerca de 18 milhões de mulheres nessa condição. A menopausa é uma fase que requer acompanhamento médico individualizado a fim de se evitar possíveis doenças e transtornos emocionais.

A Declaração de Posição de Terapia Hormonal da Sociedade Norte-Americana de Menopausa, atualizado em 2022, ratifica que a terapia hormonal é o tratamento mais efetivo para os sintomas vasomotores da menopausa, a exemplo de fogachos e calores noturnos. Além disso, o documento aponta que os riscos de complicações associados à terapia hormonal são raros e atingem cerca de 10 a cada 100 mulheres por ano no período do climatério.

Tratamento com implantes hormonais

Buscar um tratamento individualizado pode fazer a diferença já nos primeiros sintomas da menopausa. Além disso, um estilo de vida saudável com a prática de atividade física, sono de qualidade, ingestão adequada de água, alimentação equilibrada e bons relacionamentos são fatores que podem colaborar para minimizar os impactos negativos desse período da vida da mulher.

O tratamento com o implante hormonal é extremamente eficaz e seguro na realização da reposição de hormônios bioidênticos (isoidênticos) – similares às substâncias produzidas pelo corpo (estrogênio, testosterona e progesterona) e deve ser indicado para as mulheres durante a menopausa. Diferentemente dos métodos convencionais, os implantes permitem a condução de um tratamento individualizado.

Antes de iniciar a terapia de reposição hormonal é essencial realizar uma avaliação completa, incluindo anamnese, com solicitação de exames laboratoriais.

A reposição hormonal deve ser vista como uma forma complementar de cuidado à saúde, sendo sempre monitorada periodicamente pelo médico e ajustada anualmente de acordo com as necessidades individuais de cada paciente.

*Sobre a Elmeco:

A Elmeco é a primeira farmácia magistral estéril do Brasil e a única com DNA Elsimar Coutinho especializada na manipulação de implantes hormonais silásticos não absorvíveis. A empresa foi criada em 1993 e é pioneira em seu segmento, regulamentada junto à ANVISA, e detém o conhecimento de pesquisas e estudos na área de terapia hormonal.

 

Link do estudo:

https://journals.lww.com/menopausejournal/Abstract/2022/07000/The_2022_hormone_therapy_position_statement_of_The.4.aspx

Assessoria de Imprensa Elmeco

Maria del Carmen G. Azevêdo – Jornalista DRT 3335

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Dia Nacional do Chef de Cozinha

Por Redação  Dia Nacional do Chef de Cozinha: saiba onde estão as vagas oferecidas em São Paulo Secretaria de Desenvolvimento Econômico já ofereceu mais de mil...

Conhecendo as Leis do Desapego!

Por Dôra Paiva Quando falamos em DESAPEGO ou DESAPEGAR, algumas pessoas prontamente entendem como uma forma de desamor, de frieza e falta de sentimentos. Porém...

Os impactos na saúde mental das pessoas em situação de desastres naturais: como intervir?

Por Dr. Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Nos últimos dias temos acompanhado a tragédia das enchentes que acometeram a população do Rio Grande do Sul. As...

Brasileirão sem os times gaúchos

Por Fernando Francisco Nesse final de semana o Brasileirão tanto masculino como feminino tem mais uma rodada sem a participação das equipes gaúchas em virtude...