Por Karina Gubernati
@karinagubernatiarquiteta
Você sabe da importância de um AMBIENTE de TRABALHO projetado por um ARQUITETO?
Falei sobre isso na última matéria. Vamos relembrar rapidamente:
Muita gente permanece mais tempo no trabalho do que na própria residência. E, muitas vezes, esse trabalho é 100% dentro de um escritório. Ou seja, dentro de um espaço físico, fechado.
Ter um espaço adequado é fundamental para o bem-estar dos trabalhadores.
Hoje em dia, exige-se cada vez mais dos funcionários. Uma necessidade de eficiência na produção, de acelerar os processos, de trabalhar sem jornada definida, está criando trabalhadores exaustos e pouco produtivos.
Aí que entra o arquiteto – arquitetos especialistas em NEUROARQUITETURA e em DESIGN BIOFÍLICO são fundamentais na hora de planejar ou reformar um espaço de trabalho.
E o que temos de mais ATUAL nesse contexto é a nova diretriz na LEI que cuida da segurança dos funcionários numa empresa – É a LEI NR-1. Ela foi atualizada pelo Ministério do Trabalho e agora obriga as empresas a incluírem riscos psicossociais no seu plano de prevenção.
À partir de maio de 2026, a saúde mental vai ser obrigatoriedade. Terá o mesmo peso da segurança física.
Muito se fala dos distúrbios mentais relacionados ao excesso de trabalho, como o burnout. Só no primeiro semestre de 2025, foram mais de 6 mil afastamentos por transtornos mentais, no Brasil.
Também no mundo todo, esse assunto é uma pauta de grande importância. Nos Estados Unidos, por exemplo, o estresse custa cerca de 14 mil dólares/ ano por funcionário.
Empresas e escritórios que não investirem nesse assunto, perderão faturamento e mais do que isso, funcionários produtivos e talentosos.
Norma Regulamentadora 1 (NR-1) se relaciona com a arquitetura ao estabelecer as diretrizes gerais para a gestão da segurança e saúde no trabalho, o que influencia diretamente o projeto e a concepção de espaços construídos.
Embora a NR-1 não seja específica da arquitetura, ela impacta diretamente na elaboração do ambiente. Antes mesmo da inclusão da saúde mental, alguns requisitos já eram relacionados ao bom projeto de arquitetura.
Isso inclui a adequação do layout para prevenir acidentes, a consideração de fatores ergonômicos (iluminação, ventilação, organização do espaço), entre outros.
O Design Biofílico como Medida Preventiva
O design biofílico, que busca integrar elementos naturais (plantas, luz natural, materiais orgânicos, cores e formas que remetem à natureza, ventilação natural) aos ambientes construídos, oferece uma série de benefícios que se alinham diretamente aos objetivos da NR-1:
Redução do estresse e ansiedade: Ambientes biofílicos comprovadamente diminuem os níveis de estresse e ansiedade, contribuindo para a saúde mental dos colaboradores.
Aumento do bem-estar e criatividade: Estudos mostram que a presença de elementos naturais no escritório pode aumentar o bem-estar em até 15%, a produtividade em 6% e a criatividade em 15%.
Melhora do conforto e qualidade do ar: A incorporação de luz e ventilação natural, além de plantas, contribui para um ambiente fisicamente mais agradável e saudável.
Portanto, embora a NR-1 não exija o design biofílico especificamente, a adoção de seus princípios e práticas é uma estratégia proativa e inteligente para as empresas que buscam cumprir a regulamentação, especialmente no que tange à gestão dos riscos psicossociais e a promoção de um ambiente seguro e saudável. O design biofílico pode ser uma ferramenta valiosa no plano de ação do PGR, contribuindo para a saúde integral dos trabalhadores e a sustentabilidade das organizações.
Obs.: PGR: Programa de gerenciamento de riscos.
Fontes:
Site: www.arquiteturahumana.com.br
Instagram: www.instagram.com/designbiofilico
Sou arquiteta, especialista em Design Biofílico, com vários ambientes transformados
Karina Gubernati
Contato:(11) 99176-1876



