Por Dora Paiva
@dorapaiva51
Dando prosseguimento ao tema “TRAVAS MENTAIS”, nesta pauta estaremos abordando os seguintes pontos: 1) a Eliminação e 2) os Desbloqueios. Como poderemos eliminar as “TRAVAS MENTAIS”?
Para a configuração desse processo, primeiramente precisaremos passar pelo crivo do Autoconhecimento. É nesse estágio, que identificamos os Traumas e Padrões Comportamentais, que até então foram vivenciados. É nesse momento, que se faz necessário, que tenhamos a devida compreensão, sobre tudo o que está impedindo o nosso desenvolvimento, seja ele pessoal e ou profissional. Esse é aquele chamamento onde reconheceremos, que muito embora essas “TRAVAS”, funcionem como Defesas, elas também impedem a escalada do nosso crescimento. Para tanto, será fundamental que façamos uma reorganização psicológica, que irá promover em nós, a transformação dos pensamentos e das atitudes.
E quais são os pontos a serem observados por nós? 1) A pratica das atividades físicas, pois através delas, liberamos as Endorfinas, com isso o estresse diminuirá e com essa oxigenação cerebral, a Mente se livrará de uma inércia, tão prejudicial. 2)Passe a cultivar o Protagonismo, assumindo a plena condução da sua vida. 3) Busque a ajuda terapêutica, caso seja necessário. Essa ajuda profissional, será primordial. Os Psicólogos, Médicos e Terapeutas dentre outros, formarão uma grande rede de apoio, nesse contexto. 4) Saia da sua Zona de Conforto, essa é uma tarefa, que vai te auxiliar de forma positiva, na eliminação desses Bloqueios. 5) Realize a “Limpeza” dos seus pensamentos, ao proceder dessa forma, você estará destravando a Mente e limpando os lixos emocionais, acumulados nela. A sua Mente precisa reagir, pois sem essa atitude, o nosso corpo somatiza fisicamente, possibilitando o aparecimento de alguns transtornos, a exemplo da fadiga, da tensão muscular, entre outros.
Como acontecem os Desbloqueios? Para Desbloquear as “TRAVAS”, é fundamental que estejamos focados no nosso presente, reorganizando o nosso ambiente particular, praticando uma coisa por vez. Comece a mudar a sua forma de ver e de encarar o novo. Se enalteça, se motive com as pequenas vitórias, que vão surgir. O Desbloqueio é um processo lento, gradual e progressivo. Para tanto, precisaremos: Reconhecer – Aceitar e Agir. Essas são as 3 palavrinhas mágicas, para que essa mudança se configure. As sessões de Psicoterapia, também são excelentes oportunidades para a transformação desse universo. Estimule a sua Mente, através das novas posturas e atitudes. Crie uma ambiência mental mais harmônica e produtiva. Saia da rotina, busque conhecer e praticar coisas novas. Organize-se e planeje as tarefas. Esqueça a prática das multitarefas, investindo na monotarefa. Não fique preso nas informações, sem Positividade. Invista em você. Busque uma alimentação saudável e proteica. Melhore a qualidade do seu sono. Supere-se. Invista no seu potencial. Assuma o controle da sua atividade psicoemocional e seja mais pleno e realizado. Pense nisso carinhosamente. Namastê!
Referências Texto:www.industriadoconhecimento.com.br
www.marciaschenatto.com.br
Imagem: www.pinterest.com.br
Dora Paiva é graduada em Geologia, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e em Direito, pelo Centro Universitário Estácio de Sá – Campus Fratelli Vita – Salvador – BA. Pós graduada em Terapias Holísticas, pela FAMART – Minas Gerais.
Contato:71 991300030



