Por Dora Paiva
@dorapaiva51
O nosso bate papo de hoje, será em torno da mais extraordinária Constelação que conhecemos, aqui no plano terrestre. Trata-se da formação de um núcleo composto por pessoas, que podem apresentar afinidades consanguíneas e ou afetivas. Estamos começando a transitar por um Universo chamado de FAMÍLIA. E logo de imediato, vamos buscar definí-la e também esclarecer o que ela é, e o que vai representar para todos nós, durante a nossa existência.
A grande maioria das pessoas, acreditam que FAMÍLIA seja: um conjunto de pessoas, que vivem e convivem sob o mesmo teto. Ledo engano, pois essa configuração, não é real, não é fixa, nem tão pouco imutável, pois ela poderá se apresentar fortemente em outros segmentos, como por exemplo: nas atividades laborais; nos círculos de amizades e na religiosidade. O Universo Familiar é muito vasto e diversificado.
Com base nessas configurações, podemos sem medo de errar, afirmar categoricamente que ela se faz presente, em ambientes onde a Harmonia; a Solidariedade; a Atenção; a Parceria; o Respeito e a Dedicação, são os pilares que regem esse contexto.
Os estudos sobre esse valoroso tema, nos conscientizam que existem vários tipos de FAMÍLIAS, cada uma com características próprias e peculiares. Vejamos aqui: 1) Família Nuclear- é representada pelos pais e filhos, sendo a mais conhecida de todas. 2) Família Extensa- nela também são incluídos os avós, tios e primos. 3) Família Monoparental – aqui encontramos a presença de apenas um dos pais, com os filhos. 4) Família Homoafetiva – é construída por casais do mesmo sexo. 5) Família Mosaico- aquela construída com filhos oriundos de uma outra relação, que se unem por ocasião de um novo casamento. 6) Família Anaparental -aquela onde irmãos vivem juntos, sem a presença dos pais.
Como vocês podem perceber, o Universo Familiar é extenso e diversificado. Por essa razão é trouxemos apenas uma “espécie de petisco”, para aguçar o prazer vocês de conhecerem essa estrutura fantástica, chamada FAMÍLIA. E aí perguntamos: o que ela representa para todos nós? Voilá! Ela é:
a)Núcleo básico e fundamental de uma sociedade.
b) Núcleo de apoio e de segurança para os seus integrantes.
c) Núcleo de educação e sociabilidade para todos os participes.
d) Núcleo da formação de uma identidade, do grupo em pauta.
e) Núcleo de pertencimento e de continuidade de todos os componentes.
Por todo esse cabedal de informações, perceberemos o alto índice de Responsabilidade e de Respeito que deveremos ter, para com essa INSTITUIÇÃO. Os pessimistas dizem a alto e bom som: “Família é uma instituição falida”. Quantas pobreza de espírito! Quanta ignorância! A FAMÍLIA, foi e sempre será para todos, o PILAR de apoio, para qualquer ser humano. Pois é nela que vamos aprender a vivenciar a beleza de SER HONESTO! De SER JUSTO! E de SER BOM! Aprenda a valorizar o tesouro que vocês possuem em mãos. Pense nisso carinhosamente. Namastê!
Esse é mais um texto autoral, cuja construção partiu de uma consciência da autoral sobre a Preservação, Manutenção e Conservação da maior INSTITUIÇÃO que temos neste Orbe Terrestre.
Imagem: www.pinterest.com.br
Dora Paiva é graduada em Geologia, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e em Direito, pelo Centro Universitário Estácio de Sá – Campus Fratelli Vita – Salvador – BA. Pós graduada em Terapias Holísticas, pela FAMART – Minas Gerais.
Contato: (71)99130-0030



