Por Dora Paiva
@dorapaiva51
Contato:(71)991300030
Com a popularização da Internet em todo o planeta, por volta de 1990, as primeiras plataformas das interações on line, começam a surgir de uma forma muito grandiosa e explosiva. Um novo cenário se instala, neste orbe terrestre, possibilitando e facilitando a comunicação entre pessoas em diferentes partes do mundo. E esse novo panorama, cresce, se expande e toma corpo, até que por volta de 2004, esse contexto se consolida fortemente com o lançamento do Orkut e do Facebook.
Assim, começa a história e a trajetória impactante das chamadas REDES SOCIAIS. Porém, nessa pauta não abordaremos essa sua história, pois o nosso foco no momento é apresentar para vocês, uma realidade muito mais voraz e avassaladora, do que muitos podem supor. Estaremos falando sobre a figura da “Dupla Face” das Redes Sociais. Desde o seu lançamento, essa estrutura vem de forma muito precisa, conquistando adeptos e conectando cada vez mais pessoas, em pontos e localidades , por mais distantes que possam ser.
As Redes Sociais, são ferramentas fantásticas, que possuem essa “Dupla Face”, elas são Multifacetadas, porém são bastantes eficazes, naquilo em que se propõem a realizar. E como essa duplicidade se apresenta? Quais são os seus pontos positivos e negativos? Como conviver em equilíbrio, com elas? Vamos trazer aqui, algumas conotações que se apresentam nesse cenário virtual. Primeiramente vamos aos Pontos Negativos: 1) Promove a invasão de privacidade e a insegurança, pois há riscos de vazamento de dados importantes. 2) Contribuição para as Fake News, na disseminação de notícias falsas. 3) Criação de uma Dependência virtual, onde o desejo de estar conectado é maior do que tudo.4) Interfere na Saúde Mental, através do desenvolvimento da Ansiedade e da Depressão, dentre outros episódios. 5) Incentiva o Cyberbullying, através dos assédios e comentários preconceituosos.
Entre os Pontos Positivos destacamos: 1) A facilidade de comunicação entre pessoas. 2) Acesso imediato às informações. 3) A mobilização para divulgar informações, ações e atividades. 4) Elemento de divulgação de serviços, trabalhos, cursos em diversas á que vão , desde a graduação ao pós e até outras especializações. 5) Interações em tempo real, com uma precisão cirúrgica. Apesar de todo esse contexto, é fundamental salientar, que as REDES SOCIAIS, desenvolvem um papel de grande relevância para a sociedade mundial. Muito embora infelizmente encontramos ainda, pessoas de índole duvidosa e mentes pervertias, que as utilizam para espalhar o pânico e o terror, principalmente entre as crianças, jovens e idosos. Esses verdadeiros criminosos, se utilizam dessa ferramenta para a divulgação de elementos perigosos e letais. A Vulnerabilidade das crianças e dos jovens, tem sido alvo “desses dardos virtuais”. Ocasionando dessa forma, aos seus pais e aos tutores, uma grande preocupação. Por isso é fundamental, ter o controle sobre o uso dessas REDES, que em algumas ocasiões, incentivam esses vulneráveis, para a prática de atividades ilícitas, pervertidas e até mortais, como temos notícias de automutilação, de perversões e de até a prática do suicídio.
Vamos ficar atentos e conscientizar as pessoas a serem mais coerentes e a utilizarem as REDES SOCIAIS, com inteligência e responsabilidade. Pense nisso carinhosamente. Namastê!
Referências Texto:
www.jb.com.br
www.unidades.afya.com.br
Imagem: www.pinterest.com.br
Dora Paiva é graduada em Geologia, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e em Direito, pelo Centro Universitário Estácio de Sá – Campus Fratelli Vita – Salvador – BA. Pós graduada em Terapias Holísticas, pela FAMART – Minas Gerais.



