Por Dora Paiva
@dorapaiva51
“As vezes ficar só, não significa tédio ou incompetência social. Muitas vezes é só paz interior e psicólogo clinico, professor, pale Autocuidado “. Essa é uma frase do Rossandro Klinjey, strante, nascido em Campina Grande, na Paraíba. Ele é o escritor do best seller “Help! Me Eduque”. Consultor em temas relacionados a Comportamentos, Educação e Família, em várias entidades e instituições, inclusive na Rede Globo. Muito conhecido e respeitado pela mídia, por trazer conceitos, estudos e pesquisas na área da Psicologia, com muita simplicidade e clareza, para um fácil entendimento da população.
Muitos não conseguem ficar sozinhos, por conta do Medo, por situações que se apresentaram, pela baixa estima e pela carga exaustiva das emoções. Essa dificuldade pode ser resultante também, de uma Dependência Emocional, em relação a outras pessoas. Lidar com a Solidão, é uma tarefa que vai requerer o desenvolvimento da Autoestima e do Autoconhecimento.
O nosso foco será a estrutura do ESTAR SÓ, em relação de não ter um parceiro (a) afetivo(a). Para alguns estar sem a presença de alguém ao lado, para poder dividir atenções, carinhos e amorosidade, vai despertar um grande pavor, associando esse contexto, a uma situação de fracasso. Essa dependência, pode levar a uma busca exagerada por um relacionamento, em razão dessa carência. E justamente nesse sentido é que essa busca é apenas para se sentir acompanhado e preenchido.
O Medo de ESTAR SÓ, nos torna vulneráveis e inclusive vai dificultar a realização de uma leitura sensata desse processo. Para não se sentir na Solidão, aceitam-se determinadas condições, inviabilizando olhar verdadeiramente a postura e o comportamento do outro.
O quadro descrito é o retrato de uma realidade presente para muitos. Eu particularmente, tenho alguns amigos que vivem esse contexto. O poeta Vinícius de Moraes, em uma das suas composições disse: “É impossível ser feliz sozinho”. Será verdade ou foi uma linguagem figurada do poeta? É claro que ele quis enfatizar que para ser feliz, é preciso por primeiro ter o conhecimento de que a vida por si só, precisa de momentos de Solitude. Estar sozinho é uma situação, mas se sentir sozinho é querer estar com alguém.
O Medo do ESTAR SÓ, as vezes é por recusa de viver consigo mesmo e de olhar verdadeiramente para si. Se quiseres sair, ir nas baladas, em um restaurante ou barzinho e não tem ninguém para te acompanhar, vá sozinho (a) mesmo, aprenda a desfrutar a sua própria companhia. Comecei a se conhecer e a lidar com essa atitude. Desde já adianto, que essa caminhada precisa vir acompanhada de ousadia e de coragem. Insista e não desista. Se ficar difícil essa caminhada, busque ajuda terapêutica. Assim agindo, com certeza absoluta esses pensamentos entristecidos, vão aos poucos desaparecendo, dando lugar a um outro momento, a uma nova condição. Valorize-se. Ame-se e desfrute com a sua melhor companhia: VOCÊ! Pense nisso carinhosamente. Namastê!
Referências Texto:
www.eoh.com.br
www.drmarcoscalmon.com.br
Imagem:www.drmarcoscalmon.com.br
No presente texto, temos também a inserção departes autorais.
Dora Paiva é graduada em Geologia, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e em Direito, pelo Centro Universitário Estácio de Sá – Campus Fratelli Vita – Salvador – BA. Pós graduada em Terapias Holísticas, pela FAMART – Minas Gerais.
Contato:(71) 99130-0030


