Por Alan Alves
A prática de exercício físico a cada dia se torna mais indispensável na vida da pessoas, os benefícios vão muito além da estática e da saúde física e mental.
Com a pandemia do Coronavirus muitos idosos se afastaram das academias, por medo e
preocupação do contagio do vírus.
A musculação para idosos, é aconselhado por diversos motivos para a melhora das capacidades físicas como força, coordenação, equilíbrio e agilidade.
Com o passar dos anos, perdemos força muscular, raciocínio, equilíbrio e densidade óssea e
massa muscular, o estilo de vida está diretamente ligado para um envelhecimento saudável, uma vida ativa, com boa alimentação e sem consumo exagerado de álcool e cigarros, pode nos trazer um envelhecimento sem grandes problemas de saúde.
A SARCOPENIA que é a perca de massa muscular com o passar dos anos, atinge grande parte da população, nono músculo tem uma função muito importante que é proteção de ossos e órgãos, com a perca de músculos, ficamos mais exposto e sem muita proteção a desequilíbrios e possíveis fraturas óssea.
A musculação orientada por um profissional de Educação Física, e adaptada para as necessidades do indivíduo traz benéficos além do estético, melhorando seu tônus muscular, sua densidade óssea, e as funções do seu organismo.
Com isso, é de primordial importância a pratica da musculação para idosos, mas sempre respeitando seus limites, e com orientação do profissional, ele vai saber qual melhor programa de treino, mais adequado para suas necessidades.
Cuidar da saúde é um dever de todos, se exercitar é a melhor forma de prevenir e tratar
problemas de saúde.
Imagens: https://www.shutterstock.com


