Por Rony Cysney
Papai Noel é considerado tanto um elemento de cultura quanto uma personalidade (ou figura cultural). Como cultura, ele representa um conjunto de tradições, lendas e práticas associadas à celebração do Natal em muitas sociedades ocidentais, sendo um símbolo global de generosidade e doação de presentes. Como personalidade, ele funciona como um personagem fictício com características e narrativa bem definidas (barba branca, roupa vermelha, trenó com renas, etc.), agindo como um ícone central das festividades.
Sua origem remonta a São Nicolau, um bispo do século IV conhecido por sua caridade, cujas histórias e lendas se fundiram ao longo dos séculos com tradições folclóricas europeias para criar a figura moderna do Papai Noel.

A concepção popular do Papai Noel tem origem nas tradições folclóricas que cercam São Nicolau, um bispo cristão do século IV e santo padroeiro das crianças que se tornou famoso por sua generosidade e por dar presentes em segredo. A imagem do Papai Noel compartilha semelhanças com a figura inglesa do Father Christmas, sendo ambos agora popularmente considerados a mesma pessoa. O Papai Noel é geralmente retratado como um homem corpulento, alegre, de barba branca, frequentemente de óculos, vestindo casaco, gorro e calças vermelhas com gola e punhos de pele branca, um cinto e botas de couro preto, carregando uma sacola cheia de presentes para crianças. Ele é popularmente associado a uma risada profunda e calorosa, frequentemente traduzida na literatura natalina como “ho, ho, ho!”.

Esta imagem teve origem nos Estados Unidos durante o século XIX, depois de colonos holandeses terem trazido a lenda de Sinterklaas (“São Nicolau”) para Nova Amsterdã do século XVII (atual cidade de Nova York). O poema americano de 1823 “A Visit from St. Nicholas”, escrito por um autor anônimo, relata a chegada de São Nicolau à sua casa na véspera de Natal em um trenó puxado por renas voadoras. O poema lançou as bases para as representações modernas do Papai Noel, fortalecendo a associação com o Natal. Ao longo do tempo, essa conexão foi mantida e reforçada por meio de músicas, rádio, televisão, livros infantis, tradições familiares de Natal, filmes e publicidade.
O fato é, que a magia do Natal permanece viva até hoje, independente de religião ou crença, e sempre faço questão de incentivar para que essa magia não acabe, principalmente para as crianças, que se alegram e acreditam no Papai Noel trazendo seus presentes, na véspera do dia 25 de dezembro.
Não dá pra imaginar o Natal sem a presença daquele velhinho, de barba longa e branca, com roupas vermelhas e sorriso no rosto, não é mesmo? Dessa forma, eu, Rony Cysney, deseja um Feliz Natal pra todos os leitores do Portal Som de Papo e pra cada família de todos os lugares do mundo….ho ho ho ho ho
Fonte de pesquisa e das fotos: wikipédia / sites diversos do google
Rony Cysney – Formado em Administração de Empresas com MBA em Gestão de Pessoas, Rony Cysney é Professor, Administrador, Comunicador, Apresentador, Editor, Compositor, Poeta e Escritor. Atualmente, é Produtor e editor dos Programas “Conversando Abobrinha”, “Pod ou Não” e “Na Roda Gigante com Rony Cysney”, todos na REDE SDP TV (Streaming). Está compondo músicas e escrevendo poesias. Também está executando o projeto “Conversando Abobrinha”, aprovado em junho deste ano, pela Secretaria de Cultura de Olinda-PE, através da Política Nacional Aldyr Blanc de incentivo à cultura.



