Por Dora Paiva
@dorapaiva51
Na matéria anterior, publicada em 05/01/26, falamos sobre a importância do JANEIRO BRANCO. E hoje, estaremos dando segmento ao contexto que envolve as questões sobre a Saúde Mental. Abordaremos um conteúdo, que para muitos ainda é desconhecido. Esse assunto, vai retratar algumas situações que são vividas por nós, em nosso cotidiano. E elas são resultantes das ações que foram construídas e praticadas partir desse processo. Estaremos falando das TRAVAS MENTAIS, que é um conjunto de característica psicoemocional, que modifica e altera toda a nossa existência. E afinal, o que são as denominadas TRAVAS MENTAIS? Como elas se apresentam? Como identificá-las?
As TRAVAS MENTAIS, são barreiras psicológicas, que vão impossibilitar e impedir o crescimento e a evolução das pessoas. Elas, as TRAVAS, vão se manifestar como uma Procrastinação, como uma Autos sabotagem ou nas dificuldades que temos, para tomarmos as decisões. Esse tema vem ao longo dos anos, despertando no meio científico, especialmente naqueles voltados para a preservação da Saúde Mental, uma preocupação pela necessidade de aprofundamento e atenção, em relação aos sinais premonitórios.
Muitos escritores, tem lançado livros que fazem uma abordagem sobre esse assunto, com muita propriedade. Dentre esses destacamos aqui no Brasil, o Márcio Dutra de Jesus, com o seu livro “As Travas Mentais: explorando os limites do Potencial Humano”, que foi publicado em agosto de 2024. Nesse livro, ele se aprofunda nos mistérios da Mente Humana, através das revelações dos traumas e bloqueios emocionais, que podem ter surgidos desde a fase gestacional e que ainda persistem até os dias atuais. Esse livro vai funcionar como um verdadeiro guia para a transformação pessoal.
Quais são as TRAVAS MENTAIS, que temos conhecimentos? Sabemos antecipadamente, que existem 10 espécies já detectadas. São elas: 1. Autoconfiança. 2. Escassez. 3. Aprovação. 4. Paterna. 5. Competência . 6. Vítima. 7. Perfeição. 8. Servidor. 9. Procrastinação. 10. Ambiente.
Essas TRAVAS, podem dificultar o nosso caminhar, durante toda a nossa existência. Elas funcionam como verdadeiras barreiras, que vão impossibilitar o nosso crescimento e desenvolvimento em vários segmentos. Vão afetando consequentemente o lado pessoal e ou profissional. Elas podem também apresentar para nós, situações desafiadoras, que vão provocar em nós, o surgimento do medo de avançar e de seguir em frente.
Como as TRAVAS MENTAIS surgem? Como poderemos eliminá-las? Como identificá-las em nossa vida? Essas questões serão o tema da nossa próxima matéria, que será publicada em 09/01/26. Com ela, tentaremos desvendar esses mistérios e destravar os impedimentos que nos impossibilitam, de ter uma vida mais equilibrada e próspera. Pense nisso carinhosamente. Namastê!
Referências Texto:www.pt.scribd.com
Imagem: www.pinterest.com.br
Dora Paiva é graduada em Geologia, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e em Direito, pelo Centro Universitário Estácio de Sá – Campus Fratelli Vita – Salvador – BA. Pós graduada em Terapias Holísticas, pela FAMART – Minas Gerais.
Contato: 71 991300030



