quarta-feira, maio 15, 2024
Home Destaques Aceleração do Tempo Social ou TDAH?

Aceleração do Tempo Social ou TDAH?

Por Monique Mayumi Kamada 

Bom, temos de convir que a vida moderna está cada vez mais acelerada e carregada de atribuições. A reclamação sobre “falta de tempo” é geral e envolve todas as faixas etárias. É difícil ouvir alguém dizer que está ocioso. Os prazos parecem pequenos demais para cumprir as demandas, o corpo se agita, os pensamentos aceleram… e, nesse ritmo frenético, as sensações e emoções ficam com menos tempo para serem percebidas, processadas, elaboradas, monitoradas e reguladas. 

Estudo, trabalho, academia, família, amigos, cuidados com a casa, supermercado, alimentação, lazer, trânsito, reuniões on-line, redes sociais, contas a pagar, mensagens para responder, sono… e dezenas de afazeres que geram alegria, prazer, relaxamento, tensão, ansiedade, desespero, medo, raiva, tristeza, esgotamento… tudo junto e misturado num único dia! Ufa! Até para escrever esse trecho minha respiração ficou mais rápida!

Vale citar que é saudável experimentar variados sentimentos, emoções e sensações, desde que eles não sejam intensos, nem recorrentes e não tragam prejuízos para a qualidade de vida. Ou seja, é necessário ter equilibro em se tratando de saúde mental. 

Ao observar nossa rotina, é possível visualizar a aceleração do tempo social. Mas não só isso! Incrivelmente quase ninguém consegue colocar limite para si mesmo, tampouco lidar com as frustrações oriundas dessa desestruturação espaço-temporal. 

Não é raro darmos um “google” para a busca de um nome para o tanto de sintomas que localizamos em nós.

Porém, se você suspeita de TDAH, (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade) ou TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), saiba que não existe o autodiagnóstico, tampouco generalizações, como “todos somos um pouco desatentos, impulsivos, inquietos, irritados, apresentamos falha na memória ou temos perturbação do sono”. Transtornos não estão “na moda” e ter um ou outro sintoma não caracterizada um quadro. Eles são condições que acarretam prejuízo no funcionamento social, acadêmico ou profissional. 

O TAG, por exemplo, envolve medo e preocupação excessivos; o TDAH interfere no foco, na concentração, na hiperatividade e na impulsividade. Ambos precisam ser avaliados e tratados terapeuticamente por psicólogo, psicomotricista, psicopedagogo, etc., a depender dos déficits que a criança, adolescente ou adulto apresentam e somente um médico psiquiatra ou neurologista pode fechar o diagnóstico e definir a necessidade ou não de medicação. 

Não menospreze condições alheias, tampouco hipervalorize sinais, banalizando diagnósticos. O respeito e a empatia podem ajudar a pessoa a se sentir pertencente e também a aceitar que precisa de intervenções e de suporte. Reflita sobre isso!

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais e entre em contato para saber sobre cursos e atendimentos:

Instagram: @moni.neuro.atipica e @espaco_movimento 

Facebook: Espaço Movimento Interdisciplinar 

Tel: (11) 3442.0662 | [email protected] 

Referência principal:

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION – APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Imagem:

Canva Pro

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Libertadores e Sul Americana são os destaques desta semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é a vez da Sul Americana e Libertadores envolvendo o futebol Brasileiro. Na Sul Americana tivemos nessa terça dia...

A Fantástica atriz Ellen Burstyn

Por Nelsinho Toledo    Na coluna desta semana presto uma homenagem à fantástica atriz norte-americana Ellen Burstyn , hoje com 91 anos de idade ....

Solidariedade

SOLIDARIEDADE: “Uma palavra pequena, mas um gesto que representa um grande sentido para a humanidade” Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) Em um mundo onde as preocupações individuais...

Dia Nacional do Chef de Cozinha

Por Redação  Dia Nacional do Chef de Cozinha: saiba onde estão as vagas oferecidas em São Paulo Secretaria de Desenvolvimento Econômico já ofereceu mais de mil...