domingo, abril 28, 2024
Home Destaques Dezembro Laranja: Campanha da SBD reforça cuidados contra o câncer de pele

Dezembro Laranja: Campanha da SBD reforça cuidados contra o câncer de pele

Por Redação
Pelo oitavo ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia estará promovendo o dezembro Laranja, que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Para tanto, diversas ações estão sendo programadas visando a conscientização e a prevenção contra a doença, como a veiculação de vídeos sobre a temática, materiais gráficos e ações em hospitais.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que tenhamos, entre 2020 e 2022, mais de 185 mil casos de câncer de pele melanoma e não-melanoma no Brasil. Desse total, mais de 8 mil casos serão na Bahia, e mais de 800 em Salvador.
Para a dermatologista Ana Lísia Giudice, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, regional Bahia (SBD/BA), a campanha é essencial, pois informa a população sobre as principais formas de prevenção e reforça a necessidade de se procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento da doença.
Isso porque o câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.
“Com a chegada do mês de dezembro, ressaltamos a importância da prevenção contra o câncer de pele, além dos cuidados que as pessoas já estão tomando contra a Covid-19, para que seja um verão com muita proteção e tranquilidade”, afirma.
Tipos
O câncer de pele ocorre quando as células se multiplicam sem controle e pode ser classificado de duas formas: câncer de pele melanoma (quando tem origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele, e é mais frequente em adultos brancos) e câncer de pele não melanoma (que é mais frequente no Brasil, sendo responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos registrados no País).
“O câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos e é considerado raro em crianças e pessoas negras, sendo causado principalmente pela exposição excessiva ao sol”, explica a dermatologista.
Por sua vez, os principais sintomas do câncer de pele são as manchas ou caroços geralmente assintomáticos mais que podem coçar, descamar, ferir com facilidade e sangrar, além de sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor e feridas que não cicatrizam em quatro semanas. “O câncer de pele ocorre principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas”, aponta a especialista.
Riscos
De modo geral, qualquer pessoa pode desenvolver o câncer de pele, mas aquelas com pele muito clara, albinas, com vitiligo ou em tratamento com imunossupressores são pessoas mais sensíveis ao sol.
“Os tumores de pele estão relacionados a alguns fatores de risco, principalmente, à exposição aos raios ultravioletas do sol. Pessoas que trabalham sob exposição direta ao sol são mais vulneráveis ao câncer de pele não-melanoma. Outro fator é a exposição à radiação artificial.”, ressalta a Dra. Ana Lísia.
Por isso, a dermatologista destaca que é necessário adotar uma relação saudável com o sol. “Não é uma questão de proibição, mas sim, de uma exposição com segurança. É importante estabelecer essa relação saudável, reduzindo o tempo de exposição, utilizando o protetor de forma adequada e reaplicando quando necessário. São medidas importantes para aproveitar esse período do verão com segurança”, afirma.
A especialista destaca ainda que o câncer de pele pode não estar relacionado à exposição solar, principalmente em fototipos mais altos. “Daí a importância do autoexame, incluindo mãos e pés, e visitas regulares ao especialista para ter a pele examinada por um dermatologista filiado à SBD”, aponta.
Diagnóstico
O diagnóstico da doença deve ser feito pelo dermatologista através de exame clínico. A “Dermatoscopia” também ajuda no diagnóstico. O método consiste em usar um aparelho que permite visualizar camadas da pele não vistas a olho nu e com isso avaliar presença de critérios específicos do câncer de pele. Em seguida é realizado a biópsia cutânea para confirmação do diagnóstico.
“A identificação do câncer de pele em fase inicial ou ainda de lesões pré-malignas possibilita melhores0 resultados em seu tratamento, com maiores chances de cura e menores sequelas cirúrgicas”, afirma a presidente da SBD-Bahia.

Para as pessoas com alto risco para melanoma, como as que possuem histórico familiar para a doença, a recomendação é que elas sejam periodicamente examinadas por um médico dermatologista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Heteronormatividade

Por Ramon Henrique            É um termo usado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas...

Sétima Rodada do Brasileirão Feminino neste último fim de semana de abril

Por Fernando Francisco  Neste final de semana no futebol brasileiro vamos ter a sétima rodada do Brasileirão Feminino com os seguintes jogos no sábado dia...

Bahia ganha trilhas turísticas

Por Redação  Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado. Além das paisagens naturais que despertam a atenção de...

Soft Skills: você sabe o que é?

Por Dora Paiva  A SOFT SKILLS, é uma expressão da língua inglesa, que aos poucos vai penetrando e dominando o setor de Recursos Humanos –...