Por Drs Vanessa Claudia e Yuri Oliveira
Durante o período carnavalesco as infecções virais são bem comuns em foliões e profissionais da voz, tal motivo refere-se ao uso inadequado da voz, mudanças climáticas, falta de alimentação adequada e exposição a outros fatores que em aglomerações são mais favoráveis a infecção.
As vilãs clássicas mais comum que comprometem a voz são:
Laringite é a mais clássica, ocorre uma inflamação na laringe geralmente após uma gripe ou resfriado. Seus principais sintomas são rouquidão que muda ao longo do dia, quebra de voz no agudo, dor ao falar, tosse seca e garganta arranhando. Essa condição piora no carnaval devido a exposição ao uso abusivo de álcool, noites mal dormidas, gritos excessivos e ambientes mais secos, climas com temperaturas mais elevadas.
Faringite já é uma condição que pode não ser tão grave porém desorganiza o apoio vocal, apresenta uma alteração na qualidade vocal. Seus sintomas mais comum são , dor de garganta, pigarro, voz cansada.
Gripe(influenza) ou resfriados, essa condição além de atacar a região nasal também é comum apresentar edema em região das pregas vocais. Sintomas como rouquidão, voz soprosa e cansaço ao falar são bem evidentes. Compromete o controle respiratório.
Covid-19 ainda sim, é uma infecção que seu tratamento leve mais um pouco de tempo para uma normalização da saúde corpórea. Sintomas como laringite, tosse persistente, alterações vocais prolongadas e fadiga vocal prolongada.
Temos que ter muito cuidado ao serem identificados alguns desses sintomas pois falar ou cantar forçando a voz pode causar danos sérios a região glótica. Nódulos, pólipos, hemorragias são bem comuns após a essa exposição inadequado durante o uso da voz.
Desta forma é de extrema importância manter o corpo saudável durante esse período carnavalesco pois a exposição a fatores prejudiciais a trato vocal são bem mais evidentes.
Mais o que devo fazer para proteção da minha saúde vocal:
Hidratação com água durante todo o dia, principalmente em ambientes com temperaturas mais elevadas, umidade relativa do ar baixa e ambientes com poeiras.
Evite gritar ou falar mais alto que o som do ambiente onde você está.
Uma noite de sono vai ajudar a relaxar e repor suas energias.
Evite pastilhas ou sprays que promovem sensação de relaxamento na dor de garganta, isso faz com que você cause um esforço na emissão vocal devido a sensação temporária de melhora.
Repouso vocal sempre que possível, use aplicativos de mensagem em caso de problemas vocais.
Mantenha uma alimentação saudável durante esse período carnavalesco.
Uso de álcool e cigarros potencializa os efeitos agressivos a suas pregas vocais.
Rouquidão por mais de 7 dias, dor ao falar, perda súbita da voz são sinais de alerta importante que devem ser verificado em consulta médica.
O fonoaudiólogo é o profissional especialista em reabilitação vocal.
Por Vanessa Cláudia V. Pinto de Melo CRFa 8-4541 – Fonoaudióloga @vanessacvpmelo @fonargroup
Por Yuri Oliveira CRFa – 8- 11.909 – Fonoaudiólogo
@yurioliveirafe_fonoaudiologia @fonargroup



