Por José Carlos da Cruz
Psicólogo – psicologia analítica (Jung), Professor
Só há uma direção a seguir, para o futuro; o passado é importante? Sim, porque revela do que somos constituídos, genética, biológica e emocionalmente; mas, vivemos o que se denomina: agora, e é o que precede o futuro.
A vida é uma jornada na direção do futuro, onde o homem depara-se com desafios, que vão colocar em xeque sua determinação e fé em si mesmo.
Os quais vão exigir muito, é aí que a individuação se faz fundamental, para uma vida que progride.
A individuação é marcada pelo processo progressivo de conscientização da individualidade, o que significa caminhar na via proposta pela história pregressa de cada ser humano, sem pegar atalhos, mas superando cada obstáculo, vencendo o que amedronta, desvencilhando de cada barreira, até atingir o alvo.
Mudar o que viveu é impossível, porém a força está em esquecer o que fica para trás e prosseguir, determinado para o que está à adiante, sem ignorar a experiência, mas fazer história ao invés de ser feito pela história.
Já afirmava o filósofo Kierkegaard, que a vida é compreendida olhando para trás, mas é vivida olhando para frente.
A individuação é a transformação do eu massificado, no eu individualizado; o que vai exigir do indivíduo uma maior criatividade, para o desenvolvimento das suas demandas no cotidiano, isso significa menos reação e mais ação.
Faz-se necessário entender, que eu individualizado significa relacionar-se bem consigo mesmo, com o outro e com o mundo, ou seja, sabe por que vive, como vive e para o que vive.
A vida precisa ser vivida com propósito, que é mais do que apenas existir, é viver forma plena e significativa.
A individuação antes de tudo, é amar e olhar para si mesmo, para só depois, amar e olhar para o outro.
Este, talvez seja o maior desafio para a vida que progride, olhar para si, sem máscaras ou disfarces, e ainda amar, para perdoar; depois, num ato consciente, amar e olhar para o outro e perdoar.
Quero terminar este artigo falando sobre autocomiseração, que pode significar compaixão por si mesmo, portanto, lance fora qualquer culpa sobre qualquer situação, pois este sentimento impede o progresso do ser humano, o que isto quer dizer? Quer dizer, assumir a responsabilidade dos seus atos, mas, ao invés de aglutinar culpa, escolher outro comportamento.
Enfim, voltar e mudar, não é uma opção, mas seguir e mudar, essa sim, é a proposta da vida que progride; sempre temos a oportunidade de escolha, viver o pior ou o melhor, escolha viver o melhor do melhor e tenha uma boa vida.
Referências
Nunan, V. Singularização Progressiva: A Evolução da Humanidade em Tempos de Tecnologia e Autonomia 24/09/2024 https://eduvem.com/singularizacao-progressiva-a-evolucao-da-humanidade-em-tempos-de-tecnologia-e-autonomia/



