Por Rony Cysney
Esta Paraibana de 74 anos, traz uma energia e alegria incomparáveis, no palco e fora dele, levando muita animação por onde passa, o ano inteiro. Aliás, no final do ano passado, ela deu o que falar nas redes sociais após compartilhar novos registros com os seguidores. E os fãs não deixaram de notar uma mudança na aparência da cantora, que aparece rejuvenescida nas publicações.
Neste final de semana dividiu o palco com Wesley Safadão, em um encontro inédito no Festival de Verão de Salvador, no último final de semana. Nos bastidores, a artista defendeu o ato de cantar forró como político e revolucionário. Ela é uma das grandes precursoras do ritmo e exaltou que carrega o DNA do povo nordestino através de suas músicas.

“É revolucionário ser uma pessoa que preserva suas tradições, suas origens, seus costumes. Isso é um ato político. Existe um coração, que é do povo, que pulsa. Nós nordestinos temos essa representatividade de forró no mundo todo. Existe uma tradição e uma renovação. Nunca traí minha verdade. Consigo atingir todas as classes e sobreviver a todos os tempos, todos os modismos”, declarou em entrevista para a coluna gente.

GRANDES ENCONTROS
Em 2000 a cantora se reencontrou com os parceiros Geraldo Azevedo e Zé Ramalho para gravar o CD e DVD O grande encontro III – Ao vivo, no Rio de Janeiro, e contou com as participações especiais de Lenine, Belchior e Moraes Moreira.
Em seguida, seguiu com Geraldo Azevedo para Los Angeles – EUA, onde gravaram um disco ao vivo, destinado ao mercado norte-americano. No repertório estão músicas que fizeram sucesso na voz dos dois artistas. Retornando ao Brasil, Elba recebeu o convite para participar do evento Rock In Rio III, juntamente com Zé Ramalho. Elba também é a única artista brasileira a participar de todas as edições do Rock In Rio no Brasil.
De maneira independente, lançou em 2007 o elogiado CD Qual o assunto que mais lhe interessa? que contou com a produção de Lula, Yuri e Tostão Queiroga. O CD coloca em discussão temas que ocupam os noticiários e questionam a contemporaneidade; dos nordestinos habituais – frevo, boi maranhense, ciranda, xote – ao samba. O álbum lhe valeu o prêmio Grammy Latino em 2008 na categoria regional contemporâneo e inspirou o DVD Raízes e antenas, lançado no mesmo ano, um misto de documentário e registro ao vivo.
Um excelente carnaval pra essa Diva da Música Brasileira, Elba Ramalho, que tem uma das agendas mais requisitadas do Brasil, pois entende de Forró, Frevo e música de qualidade. Parabéns!!!
Fonte de pesquisa e das fotos: metropoles.com / veja.abril.com.br / wikipédia / Instagram da cantora
Rony Cysney – Formado em Administração de Empresas com MBA em Gestão de Pessoas, Rony Cysney é Professor, Administrador, Comunicador, Apresentador, Editor, Compositor, Poeta e Escritor. Atualmente, é Produtor e editor dos Programas “Conversando Abobrinha”, “Pod ou Não” e “Na Roda Gigante com Rony Cysney”, todos na REDE SDP TV (Streaming). Está compondo músicas e escrevendo poesias. Também está executando o projeto “Conversando Abobrinha”, aprovado em junho deste ano, pela Secretaria de Cultura de Olinda-PE, através da Política Nacional Aldyr Blanc de incentivo à cultura.



