Por Nelsinho Toledo
No dia 9 de maio de 2024, faleceu Roger Corman, aos 98 anos de idade. Conhecido como “O Rei dos Filmes B” , Corman foi um dos mais ativos cineastas dos Estados Unidos, atuando como diretor e produtor. Foi também convidado para aparecer como ator, fazendo pequenos papéis, em cerca de 40 filmes, entre eles : “O Poderoso Chefão II” (1974), “O Silêncio dos Inocentes” (1991), “Filadélfia” (1993) e “Pânico 3” (2000).
Em sua longa carreira, produziu cerca de 490 filmes e dirigiu 56. Especializou-se na realização de filmes de baixo orçamento , filmes “bons e baratos”, que nunca deram prejuízo.
Roger Corman teve grande importância num pequeno estúdio de cinema de Los Angeles, a American International Pictures (AIP), fundada em 1956 , por James H. Nicholson e Samuel Z. Arkoff. É curiosa a história desse estúdio, que foi fundado bem na época em que chegava ao fim da Idade de Ouro de Hollywood. Mas a AIP conheceu o sucesso vendendo seus filmes para cinemas do tipo drive-in. Na segunda metade da década de 1950, a frequência de público nos drive-ins era equivalente à dos cinemas tradicionais. Na década de 1950, Corman realizou para a AIP filmes de terror em preto e branco, muito cultuados nos dias de hoje, entre eles : “Ameaça Espacial” (1956), “Os Reencarnados” (1957), “A Mulher Vespa” (1959) e “Um Balde de Sangue” (1959) ; esses 4 filmes ganharam versões resumidas em super 8 na década de 1970. A partir da década de 1960, a AIP resolveu investir em filmes rodados em cores e em cinemascope. O primeiro deles foi a adaptação para as telas de uma obra de Edgar Allan Poe : “O Solar Maldito” (1960), dirigido por Roger Corman e estrelado por Vincent Price. Em seguida, vários outros filmes inspirados em Poe foram dirigidos e produzidos por Roger Corman para a AIP, todos estrelados por Vincent Price. Alguns desses filmes também contaram com as presenças de dois ícones do terror da fase classica do cinema : Boris Karloff e Peter Lorre.
Até hoje, o meu filme favorito realizado por Roger Corman, é “O Corvo” (1963) , estrelado pelo triunvirato do terror : Price, Karloff e Lorre. Os 3 grandes astros interpretam feiticeiros nesta comédia de terror. Vincent Price é o feiticeiro do Bem, Boris Karloff é o feiticeiro do Mal e Peter Lorre é o feiticeiro com poucos poderes que é transformado em corvo por Karloff. O ponto alto do filme é o inesquecível duelo dos feiticeiros vividos por Price e Karloff. O filme ganhou uma versão resumida em super 8 na década de 1970, que concentra-se principalmente do famoso duelo.

Roger Corman foi o mentor de jovens atores e cineastas que ficaram famosos posteriormente. Vou citar apenas um deles, Jack Nicholson, que está presente no elenco de “O Corvo”, interpretando o filho do feiticeiro vivido por Peter Lorre.
Encerro aqui esta breve homenagem a Roger Corman. Peço a vocês que conheçam e se inscrevam em meu canal no YouTube www.youtube.com/nelsontoledofilho e acompanhem meu programa “Falando de Cinema” , exibido pela Rede SDP TV, toda sexta-feira, às 23 horas, horário de Brasília . Um abração a todos.
Créditos das fotos : AIP .




Pesquisa muito interessante. Parabéns Nelson. Compartilhar suas pesquisas e conhecimentos é de grande generosidade.
Como sempre nos deixando muito bem informado sobre rudo que envolve o cinema. Parabéns Nelsinho.