domingo, abril 28, 2024
Home Destaques A importância da alimentação na saúde da mulher

A importância da alimentação na saúde da mulher

Por Ana Lucia Reis

A alimentação tem impacto direto na qualidade de vida das mulheres. Os hábitos alimentares contribuem com o bem-estar e a disposição para às atividades do dia a dia, apesar das condutas nutricionais serem diferenciadas para cada uma. O objetivo é o mesmo, prevenção de doenças, uma dieta equilibrada contribui com a saúde da mente e do corpo da mulher em todos os ciclos da vida.
A adolescência é a fase entre os 10 a 19 anos, a qual enfrenta muitas modificações físicas, psicológicas e fisiológicas e demanda de mais energia e nutrientes. É caracterizada pelo início do período fértil, estão presentes inchaço, dores de cabeça e nos seios, humor alterado, vontade de comer chocolate compulsivamente, esses são sintomas características da tensão pré-menstrual, e nesse momento o organismo precisa de um reforço de nutrientes como vitaminas do Complexo B, fibras, ácidos graxos, vitamina E e minerais, que funcionam para evitar esses indesejados sintomas, ainda nesse período, as mulheres estão suscetíveis a deficiências nutricionais como: anemia, avitaminoses, fadiga e baixo rendimento escolar e necessitam do reforço de proteína, ferro, cálcio, zinco, cobre e das vitaminas A, C, D e E.
Já na fase adulta que compreende entre os 20 e 40 anos, é afetada por modificações de humor, desejo por determinados alimentos e ansiedade, caracterizando a tensão pré-menstrual, os sintomas estão mais evidentes, o corpo está amadurecido para a reprodução, há maior preocupação com a estética, manutenção de peso e retardo do envelhecimento, momento importante para à prática de hábitos alimentares saudáveis para redução dos riscos de diversas doenças, a exemplo do câncer de mama.
A constipação é uma das principais queixas das mulheres, assim aumentam as necessidades nutricionais da ingestão maior de água e de alimentos ricos em fibras a exemplo das frutas, legumes, verduras e demais nutrientes como ferro, cálcio, magnésio, ácido fólico e antioxidantes (zinco, selênio e vitaminas A,C,e E).
Em relação à alimentação durante a gestação devemos ter cuidados extras, é importante saber quais são os alimentos seguros e quais devem ser evitados, pois alguns contêm bactérias e toxinas que afeta a formação do bebê e pode enfraquecer o sistema imunológico da mãe e causar danos no desenvolvimento e crescimento do bebê. É seguro e aconselhável ingerir os alimentos bem cozidos e naturais e evitar alimentos crus.
Para uma gestação saudável, é importante que se adote uma alimentação equilibrada, pois isso pode evitar problemas sérios, como o diabetes gestacional é um momento para fazer escolhas saudáveis, a fim de ganhar somente o peso necessário para o aumento dos tecidos maternos e o desenvolvimento do bebê. É mito comer por dois, o segredo é escolher bem os nutrientes para garantir a saúde da mãe e do bebê.
Os nove meses de gestação exigem uma alimentação equilibrada e balanceada com todos os grupos alimentares, o que não significa comer exageradamente. Durante a gestação o consumo de certos nutrientes deve ser reforçado a exemplo do ácido fólico, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, vitaminas A, B1, B3, B6, D, além das proteínas, gorduras boas e carboidratos.
E por fim, quando a mulher entra no período da menopausa a partir dos 45 anos, é uma fase de intensas mudanças físicas, psicológicas e musculares. A menstruação torna-se irregular e os sintomas da menopausa começam a aparecer, é marcado ainda por uma queda na produção do estrogênio (hormônio responsável pela distribuição da gordura corporal), fixação do cálcio nos ossos e pelo equilíbrio das gorduras no sangue.
Na menopausa, é comum que surjam alguns efeitos desagradáveis, como ondas de calor, insônia, ansiedade, ganho de peso, alterações de humor, dores de cabeça e lapsos de memória. Para amenizar esses incômodos, vale a pena apostar em alimentos adequados como: gorduras boas, antioxidantes, proteínas, frutas, vegetais e fibras.
Com a diminuição da produção de hormônios corre o risco de adquirir osteoporose, por isso as mulheres necessitam ingerir alimentos ricos em cálcio, vitamina D, vitamina K2, magnésio (normalmente devem ser suplementados), vitaminas A, C e E, manganês, zinco, selênio e fósforo. Também há aumento dos níveis de colesterol LDL e triglicerídeos, o que representa risco para doenças cardiovasculares, a constipação se intensifica nesse período e é uma fase de risco para outras doenças como câncer de mama, cólon e diabetes.
Portanto queridas leitoras, minha dica é, fazer as devidas alterações em nossos cardápios de maneira saudável, nutritiva, balanceada, colorida e saborosa para usufruirmos de melhor qualidade de vida, saúde e bem-estar, principalmente na jornada diária e na busca da longevidade.
Fontes da pesquisa:
https://www.sonutricao.com.br
https://belezaesaude.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...

Heteronormatividade

Por Ramon Henrique            É um termo usado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas...

Sétima Rodada do Brasileirão Feminino neste último fim de semana de abril

Por Fernando Francisco  Neste final de semana no futebol brasileiro vamos ter a sétima rodada do Brasileirão Feminino com os seguintes jogos no sábado dia...

Bahia ganha trilhas turísticas

Por Redação  Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado. Além das paisagens naturais que despertam a atenção de...