sábado, maio 11, 2024
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Quando demitir um funcionário?

Por Henrique Couto 

Quando demitir um funcionário?

Na minha jornada como Consultor de RH nas Empresas já me deparei com essa pergunta para mim por partes de empresários e gerentes das empresas, perguntando: esse funcionário é importante para nosso negócio, porém seu comportamento não tem sido o que esperamos, e temos duvidas se devemos ou não demitir essa pessoa nesse momento. O que você nos orienta?
Primeiro pergunto quantos feedbacks assertivos, adequados e corretos esse colaborador com comportamento inadequado recebeu. Vejam que, a maioria das vezes, que me perguntaram sobre desligamento, trouxeram a informação que o comportamento do colaborador não tem sido adequado, raras as vezes que essa pergunta trouxe consigo o desempenho como problema.
Normalmente o mesmo recebeu feedbacks pontuais, incompletos, inadequados, por whatsapp fora do horário de trabalho, e sem a informação mais importante que é registrar com ele quais comportamentos não tem sido aderentes a empresa ao perfil esperado pela empresa e pelos colegas de trabalho, sim, pois estamos falando de comportamento, e esse indicador envolve todas as pessoas que convivem com ele, sejam chefes ou não.
Dai minha resposta é que antes do desligamento, que pelo visto será ruim tanto para a pessoa, quanto para a empresa visto a experiência dessa pessoa e sua contribuição técnica, é que precisamos reiniciar o processo de feedback da forma correta, mostrando a pessoa todas as suas falhas e os impactos dessas falhas no resultado da empresa, e no relacionamento com as pessoas, e juntos fazermos um acordo de mudança imediata, com prazo estabelecido, e a partir dai monitorar esse desempenho e entender se o colaborador mostrou reflexão e mudança de comportamento ou não.
Informo que em um feedback, não temos mudança de comportamento, o ciclo se completa com três sessões em média, pois as pessoas demoram a entender seu próprio comportamento, antes disso temos mudanças superficiais mas que não são efetivas.
Ai sim se após esse ciclo de três feedbacks é hora de demitir o funcionário deixando claro para ele que ele tá sendo desligado pela não mudança daquele comportamento.
Se o processo for conduzido da forma correta, e se as pessoas estiverem preparadas para esse momento de feedback temos sucesso em resgate das pessoas em quase 95% dos casos, uma pequena minoria é realmente desligada.
As empresas precisam das pessoas e trocar funcionários além de caro, tem um impacto nas operações e na produtividade.
Invista em treinar seus Gestores para fazerem o processo de feedback de forma estruturada com uma ferramenta simples porém indicada por um profissional de RH. E implante na sua empresa o processo de avaliação de desempenho, pois ele evita muitos problemas como esse registrado aqui na coluna hoje.

Contrate um Consultor Empresarial, sério, responsável, e dê início aos trabalhos. Esse investimento é o maior responsável pelo crescimento sustentável do seu negócio.

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Sucesso a todos!

 

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