Por Henrique Couto
Quando demitir um funcionário?
Na minha jornada como Consultor de RH nas Empresas já me deparei com essa pergunta para mim por partes de empresários e gerentes das empresas, perguntando: esse funcionário é importante para nosso negócio, porém seu comportamento não tem sido o que esperamos, e temos duvidas se devemos ou não demitir essa pessoa nesse momento. O que você nos orienta?
Primeiro pergunto quantos feedbacks assertivos, adequados e corretos esse colaborador com comportamento inadequado recebeu. Vejam que, a maioria das vezes, que me perguntaram sobre desligamento, trouxeram a informação que o comportamento do colaborador não tem sido adequado, raras as vezes que essa pergunta trouxe consigo o desempenho como problema.
Normalmente o mesmo recebeu feedbacks pontuais, incompletos, inadequados, por whatsapp fora do horário de trabalho, e sem a informação mais importante que é registrar com ele quais comportamentos não tem sido aderentes a empresa ao perfil esperado pela empresa e pelos colegas de trabalho, sim, pois estamos falando de comportamento, e esse indicador envolve todas as pessoas que convivem com ele, sejam chefes ou não.
Dai minha resposta é que antes do desligamento, que pelo visto será ruim tanto para a pessoa, quanto para a empresa visto a experiência dessa pessoa e sua contribuição técnica, é que precisamos reiniciar o processo de feedback da forma correta, mostrando a pessoa todas as suas falhas e os impactos dessas falhas no resultado da empresa, e no relacionamento com as pessoas, e juntos fazermos um acordo de mudança imediata, com prazo estabelecido, e a partir dai monitorar esse desempenho e entender se o colaborador mostrou reflexão e mudança de comportamento ou não.
Informo que em um feedback, não temos mudança de comportamento, o ciclo se completa com três sessões em média, pois as pessoas demoram a entender seu próprio comportamento, antes disso temos mudanças superficiais mas que não são efetivas.
Ai sim se após esse ciclo de três feedbacks é hora de demitir o funcionário deixando claro para ele que ele tá sendo desligado pela não mudança daquele comportamento.
Se o processo for conduzido da forma correta, e se as pessoas estiverem preparadas para esse momento de feedback temos sucesso em resgate das pessoas em quase 95% dos casos, uma pequena minoria é realmente desligada.
As empresas precisam das pessoas e trocar funcionários além de caro, tem um impacto nas operações e na produtividade.
Invista em treinar seus Gestores para fazerem o processo de feedback de forma estruturada com uma ferramenta simples porém indicada por um profissional de RH. E implante na sua empresa o processo de avaliação de desempenho, pois ele evita muitos problemas como esse registrado aqui na coluna hoje.
Contrate um Consultor Empresarial, sério, responsável, e dê início aos trabalhos. Esse investimento é o maior responsável pelo crescimento sustentável do seu negócio.
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Sucesso a todos!