Por Dora Paiva
@dorapaiva51
Meus caros amigos, estamos hoje diante de um conteúdo bastante polêmico, em vários sentidos. Será que a INSUBSTITULIDADE é mesmo um fato concreto? Como a observamos, ao longo da nossa trajetória? Nessa presente pauta, iremos explorar esse contexto, de uma forma simples e descomplicada. A já citada frase, sem sombra de dúvidas, é um jargão muito conhecido e também muito questionado. Isso porque, existem diferentes opiniões sobre essa temática, que causam impactos bem concentrados e divergentes.
Ser INSUBSTITUÍVEL, tem todo um contexto, que precisa ser muito bem explorado e analisado. O famoso Mario Sérgio Cortela, filósofo brasileiro que nasceu em Londrina, no Paraná, sempre está interagindo com essa temática, com muita habilidade e destreza. Escritor e autor de diversos livros de grande sucesso, principalmente no contexto do Autoconhecimento, no qual nós citamos um o: “Faça o seu melhor”. Esse livro se tornou um best seller, na sua categoria. Nesse mesmo exemplar, ele afirmou: “o que pode ser Substituído é a função e não a pessoa”. Analise bem e perceba qual é o real sentido, que ele está a falar! Perceba a reflexão que ele está querendo mostrar a todos!
Vejamos, cada pessoa é e sempre será ÚNICA, em toda a sua essência. Ela sempre irá deixar a sua marca, o seu traço, o seu sinal, seja ele positivo ou não, em tudo que realizar. Esse é um diferencial de todos nós, pois ao deixarmos a nossa marca impressa nas ações e atitudes, ficaremos para sempre, gravados na lembrança de alguém.
Qual serão as características da INSUBSTITUIBILIDADE?
1)SER ÚNICO: não só pelos serviços e funções desempenhadas ao longo das atividades laborais. Esses podem perfeitamente serem desenvolvidos por outrem. Mas em contrapartida, os valores pessoais e as qualidades, vão dar a condição do ser INSUBSTITUIVEL. Essas configurações é que vão realmente representar essa Unicidade.
2)A ESSÊNCIA ÚNICA : esse contexto, vai evidenciar o talento, a performance e o carisma, que são marcas registradas. As mesmas, são pessoais e inerentes a alguém especial, em essência.
3) AUSÊNCIA DA EQUIVALENCIA FUNCIONAL: esse contexto faz referência ao processo em que não há, de jeito algum, uma forma de preencher o papel de outrem, na função laborativa, para ser executada. E convenhamos, isso não existe.
Pois bem caros amigos, na execução de um serviço, ou de uma tarefa, pode sim haver uma Substituição, por alguém para dar continuidade a realização da mesma. Porém os valores morais, a dedicação exclusiva e prestativa, o comportamento e as boas ações de uma pessoa, serão sempre a sua marca, o seu estilo e essas condições é que elas são INSUBSTITUÍVEIS. Elas são ÚNICAS, PESSOAIS e INTRANSFERÍVEIS. Pense nisso carinhosamente. Namastê!
Referências Texto:
www.jrmcoaching.com.br
www.comandogeek.com.br
Imagem: www.pinterest.com.br
Dora Paiva é graduada em Geologia, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e em Direito, pelo Centro Universitário Estácio de Sá – Campus Fratelli Vita – Salvador – BA. Pós graduada em Terapias Holísticas, pela FAMART – Minas Gerais.
Contato: (71) 99130-0030



