Por Dora Paiva
@dorapaiva51
Nas últimas décadas, não há como não se surpreender com a alavancada e o crescimento dos diversas tipos de Terapias. Elas se tornaram a cada dia, mais presentes e atuantes na vida das pessoas. Isso se dá em função do novo estilo de viver e de conviver em sociedade. As Terapias, em conjunto com os seus profissionais, que são denominados Terapeutas, vem se firmando gradualmente, como uma excelente ferramenta de auxílio, para a manutenção e a preservação da Saúde Mental.
Qual é a representatividade que as Terapias e os Terapeutas possuem na sociedade? Vamos lá! Muito embora, eles sejam elementos de extrema importância para todos, essa representatividade ainda é muito incipiente, apesar do seu crescimento elevado, principalmente no período pós Pandemia. Porém, na prática do dia a dia, esse cenário não é tão animador, pois ainda encontramos uma baixa adesão das pessoas e que em contrapartida, há também uma desigualdade na distribuição dos profissionais, nas áreas das grandes necessidades e carências.
Apesar dos pesares, começamos a vislumbrar um novo ambiente, uma nova conotação, pois é preciso salientar para todos, que tivemos uma grande conquista, nesses últimos anos e ela precisa ser mais divulgada e mais requisitada pelas pessoas. Essa vitória, se deu através da inclusão das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), nos atendimentos realizados pelo INSS, nas suas unidades de referências.
.Quais são os Mitos e as Verdades, que circulam na ambiência dessa estrutura psicossocial? Vejamos alguns:
✓ OS MITOS: 1) As Terapias e os Terapeutas, são para as pessoas fracas e com sérios problemas psicológicos. 2) Os atendimentos terapêuticos realizados on line, não são eficazes. 3) Os Terapeutas nada falam, apenas escutam o seu cliente, nos seus desabafos. 4) As Terapias são longas e demoradas, além de serem caríssimas. 5) As Terapias substituem o uso de medicações prescritas por outros profissionais.
✓ VERDADES: 1) As Terapias e os Terapeutas, são ferramentas fantásticas, para a implantação do Bem Estar e do Equilíbrio de qualquer pessoa, independente da sua condição psicoemocional. 2) A eficácia dos atendimentos virtuais, é comprovada pelos resultados obtidos, pelos seus usuários. 3) Os profissionais além da escuta apurada, eles avaliam o quadro psicológico. Dessa forma eles podem montar e aplicar um protocolo de ações, que possibilitem os melhores resultados para o caso concreto. 4) Para o trabalho terapêutico, não há um prazo pré determinado para a sua conclusão. Esse lapso temporal ficará na dependência da evolução do quadro apresentado pelo cliente, em atendimento. 5) As Terapias não invalidam a utilização de outros medicamentos, necessário para a evolução do quadro apresentado. Elas são Complementares, portanto podem perfeitamente serem utilizadas outras medicações, desde que as mesmas tenham sido prescritas por um profissional devidamente capacitado, para o processo.
Pois é meus caros amigos, as Terapias, melhoram as relações com vocês mesmos e com os outros. Elas auxiliam a todos indistintamente, na busca do Equilíbrio e da Saúde Mental. Pense nisso carinhosamente. Namastê!
Referências Texto:
www.nossaclinicapsicologia.com.br
www.maniadesaude.com.br
Imagem:www.pinterest.com.br
Dora Paiva é graduada em Geologia, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e em Direito, pelo Centro Universitário Estácio de Sá – Campus Fratelli Vita – Salvador – BA. Pós graduada em Terapias Holísticas, pela FAMART – Minas Gerais.
Contato: (71) 99130-0030



