segunda-feira, abril 29, 2024
Home Teatro 3º EDIÇÃO DO FESTIVAL DE TEATRO DO INTERIOR DA BAHIA

3º EDIÇÃO DO FESTIVAL DE TEATRO DO INTERIOR DA BAHIA

3º edição  do Festival de Teatro do Interior da Bahia  já tem data para acontecer. O projeto que visa promover a produção cênica criada e realizada em municípios do interior baiano será realizado nas cidades de Camaçari, Porto Seguro e Vitória da Conquista nos meses de outubro e novembro. Em Camaçari, o evento será realizado entre os dias 16 a 21 de outubro, em Porto Seguro de  06 a 11 de novembro e Vitória da Conquista de 20 a 25 de novembro.

 

O festival tem como objetivo fomentar a produção teatral em municípios do interior baiano. Participam do projeto espetáculos como Encarceradas (Feira de Santana), Enquanto os dias são mortos (Paulo Afonso), Folia de Rainhas (Jequié), Gaiola, O Caçador de Solidão (Lauro de Freitas), Klaxon em Flor (Vitória da Conquista), Mulheres Malês – Nas Margens do Rio (Lauro de Freitas), O Grande Yorick (Ilhéus), O Palhaço Quer Ir ao Céu (Feira de Santana), O Teatro é de Cordel (Vitória da Conquista), O Tesouro dos Dragões (Lauro De Freitas), Silêncio – Autoacusação (Cândido Sales) e Solo Compartilhada (Vitória da Conquista).

 

Os grupos foram escolhidos por uma comissão de seleção composta de três integrantes de reconhecido mérito nas artes cênicas. Puderam participar espetáculos adulto e infanto-juvenil, de sala ou de rua assim como teatro de animação. Ao todo foram selecionados 12 espetáculos para integrar a programação do festival, exclusivamente do interior do Estado. Cada espetáculo selecionado se apresentará duas vezes e seus integrantes terão oportunidade de participar das ações formativas do projeto. O evento promoverá também mesas redondas, palestras, oficinas e master class (aula ministrada por especialista da área). O acesso do público aos espetáculos será permitido diante a compra de ingressos a preços simbólicos, já as ações paralelas e de formação serão gratuitos.

 

Nesta 3° edição do Festival de Teatro do Interior da Bahia, será mantida a parceria com o Prêmio Braskem de Teatro, para que os espetáculos integrantes da mostra concorram ao prêmio na categoria exclusiva para o interior do Estado. A Bahia possui uma das culturas mais ricas e diversificadas do país e abriga inúmeras manifestações culturais. O teatro produzido no estado desfruta de notoriedade no circuito cultural do país com espetáculos que fizeram história e contribuem para desmistificar a imagem baiana/nordestina com produtos culturais de alta qualidade técnica e artística e que já revelaram nomes como Wagner Moura, Vladimir Brichta, Lázaro Ramos e Daniel Boaventura.

 

O interior do Estado é rico em manifestações culturais e artísticas. Em muitas cidades são encontrados grupos de teatro, que desenvolvem trabalho artístico apresentado nos espaços culturais locais. O festival se propõe a incentivar essa produção teatral, promover a circulação dos espetáculos e abrir novos caminhos para estes grupos, a partir de maior visibilidade e novas plateias.

 

O festival tem como objetivo incentivar e difundir a produção teatral baiana, por meio de Seleção Pública aberta a participação de grupos e produtores teatrais atuantes nas cidades do interior do Estado, que serão selecionados e integrarão a programação artística do festival. O projeto busca inserir as cidades sedes do festival no contexto cultural baiano como cidades pólos das artes cênicas, fortalecendo a produção teatral do interior da Bahia, possibilitando o intercâmbio de ideias e experiências de profissionais das artes de todo o estado, além de premiar e reconhecer o teatro produzido no interior da Bahia, através do prestigiado Prêmio Braskem de Teatro.

 

Serviço

3º edição  do Festival de Teatro do Interior da Bahia

Onde: Camaçari, Porto Seguro e Vitoria da Conquista

Quando: Camaçari – 16 á 21 de outubro

             Porto Seguro de  06 á 11 de novembro

             Vitória da Conquista de 20 á 25 de novembro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Silvanno Salles é indicado à Troféu

Por Redação  Silvanno Salles é indicado ao "Troféu Oscar Marques Folia", prêmio oficial da Micareta de Feira, reconhecido por lei municipal. "O Cantor Apaixonado" , Silvanno...

Salto Quântico: entenda o que é

Por Dôra Paiva Nos dias atuais, muito se tem falado sobre a Física Quântica e os seus avanços na área da tecnologia. Em paralelo a...

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...