sexta-feira, maio 3, 2024
Home Destaques Bolinhos baianos: podem ser nutritivos se consumidos sem exageros

Bolinhos baianos: podem ser nutritivos se consumidos sem exageros

Por Ana Lucia Reis

Uma deliciosa mistura, quem resiste passar perto de uma baiana, senti aquele cheirinho de acarajé feito na hora e não pedi um ou quem sabe mais de um, aí é que mora o perigo, devemos consumir com moderação, é bom não exagerar e ficar atento às combinações pesadas e ao modo de preparo, assim podemos comer os bolinhos sem descuidar do corpo e da saúde.
O acarajé é uma especialidade gastronômica das culinárias africana e afro-brasileira. Trata-se de um bolinho feito de massa de feijão-fradinho, cebola, alho, sal, e frito em azeite de dendê, é mais que um prato típico é considerado um patrimônio cultural do país, amado especialmente pelos baianos.
Abará é um bolinho de feijão-fradinho moído cozido em banho-maria embrulhado em folha de bananeira. É um prato típico da culinária da África e da cozinha baiana, é feito com a mesma massa que o acarajé a única diferença é que o abará é cozido, enquanto o acarajé é frito.
Os ingredientes para preparar os bolinhos são de alto valor nutritivo e pode trazer benefícios a saúde, porque é preparado com o feijão fradinho, rico em ferro, cálcio e potássio, e o azeite de dendê, que contém antioxidantes, como as vitaminas A e E que evitam o envelhecimento precoce e combatem os radicais livres, causadores de lesões nas células, e ainda pode ter o acompanhamento do molho à vinagrete feito com ingredientes naturais como o tomate rico em vitaminas A, B e C, sais minerais como o fósforo, potássio, cálcio e magnésio, a cebola, que é rica em fibras, vitaminas C, B1, B2 e minerais como o ferro e cálcio, e o coentro que contribui para o controle da pressão arterial e tem ação antioxidante.
Então, apesar dos benefícios nutritivos à saúde, o acarajé é um alimento frito no dendê com alto valor calórico com grande quantidade de gordura saturada o que eleva o colesterol ruim (LDL) e reduz o colesterol bom (HDL) e pode causar indigestão, principalmente para quem não está acostumado, assim devemos consumir com moderação.
Sugiro evitar determinadas combinações, pois geralmente os bolinhos são acompanhados de refrigerantes e uma porção extra de camarão, o que vai pesar muito no organismo, porque tanto o refrigerante quanto o camarão seco possuem grande quantidade de corantes e sódio, lembrando que consumir muito sódio pode causar problemas como, pressão arterial alta, ataque cardíaco, AVC e insuficiência cardíaca, portanto a sugestão é moderar no pedido do camarão e para beber opções de sucos naturais.
Por conta da variação do tamanho e da quantidade de ingredientes utilizadas em seu preparo, é difícil definir os valores nutricionais do prato, porém um estudo realizado pela Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (UFBA) calculou que cada bolinho de acarajé sem recheio possui, em média, 272 calorias e 323 calorias com os acompanhamentos. Segundo o guia de calorias o abará tem 289 calorias (porção de 100g).
Um ponto muito importante é observar a maneira como os bolinhos são preparados no tabuleiro da baiana, alguns cuidados são fundamentais como, a higiene do local, as vestimentas limpas, o manuseio do dinheiro junto aos alimentos, o armazenamento dos ingredientes em embalagens fechadas e em local refrigerado e respeito aos prazos de validade de cada alimento.

Fontes da pesquisa:
https://pt.wikipedia.org,br

O Melhor Conteúdo do Mundo da Boa Forma


https://www.guiadacaloria.com.br

Fonte da Imagem: www.tudogostoso.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Madonna: superação e dedicação

Por Teo Gelson  A cantora Madonna, quando estava com seus 64 anos, passou por um período delicado de saúde que a levou a ser internada...

Teatro Gamboa tem temporada de peça premiada

Por Redação  Teatro Gamboa tem temporada de peça premiada com relato de personagem LGBTQIAPN+ ao longo de maio Em maio de 2019, estreava em Salvador, no...

Dia do Auditor Fiscal no Estado da Bahia agora é oficial

Por Redação Agora é lei: Governo da Bahia sanciona Dia do Auditor Fiscal no estado O Diário Oficial da Bahia publicou, na sexta-feira (26), a lei...

Dia do Trabalhador: tem futebol? Sim, senhor

Copa do Brasil é o destaque do futebol    Nesse meio de semana o destaque é a terceira fase da Copa do Brasil, que em virtude...