terça-feira, abril 30, 2024
Home Coaching A longa distância entre TER e SER

A longa distância entre TER e SER

Por Igor Saldanha*

Neste mundo contemporâneo e consumista em que vivemos, nós, ocidentais investimos a maior parte do nosso tempo e energia para alimentar o TER e, muitas vezes, por uma questão de aceitação social começando inclusive dentro da própria família, que tende a nos valorizar ou não, pela casa, carro, roupas e status social meramente para ostentar.
Não estou aqui afirmando que o capitalismo seja o mal da sociedade, até mesmo porque é direito de todo cidadão trabalhador ter seus bens e regalias…
O que desejo chamar atenção aos queridos leitores é que a nossa batalha mental começa quando buscamos reconhecimento social por aquilo que temos. Então, o nosso estado de felicidade se conecta com o elogio recebido sobre algo que possuímos, nascendo uma perigosa armadilha.
Esse elogio tende a alterar nossa química cerebral potencializando a sensação de bem-estar. É como o botão de TURBO no nosso motor do prazer. Aí se inicia o processo da escravidão, pois sempre que estiver infeliz, desejará sentir aquele prazer imediato chamado: reconhecimento social, logo precisará investir mais e mais em novas aquisições. Ficará endividado. Terá que trabalhar mais para pagar essa dívida muitas vezes tendo que adiar os seus sonhos pessoais e profissionais.
Lembro-me da nossa queridíssima atriz Suzana Vieira declarou numa emissora de televisão que possuía mais de 300 pares de sapatos¹. Uma possível justificativa para tantos sapatos seja a maneira que encontrou de curar uma mágoa, minimizar uma ansiedade ou afastar a tristeza.
E sinceramente? É claro que isso não vale para todos! Afinal existem aqueles que possuem não por necessidade de reconhecimento social ou como preenchimento emocional e estes são os lúcidos, conscientes e evoluídos.
A nossa plenitude precisa ser conquistada pela base da nossa pirâmide: O SER pois quando sabemos quem somos e temos o nosso “porquê” claro, o FAZER se torna fácil e o TER uma consequência.

Gratidão!

IGOR SALDANHA atua como Master Coach Integral Sistêmico e Hipnoterapeuta Clínico em Salvador na modalidade presencial e em todo território nacional na modalidade on-line.
E-mail: [email protected]
Instagram: @igorscoach
Referências:

Suzana Vieira e a história dos seus 300 sapatos. Época. Disponível em: http://colunas.revistaepoca.globo.com/mulher7por7/2009/09/01/suzana-vieira-e-as-historias-de-seus-300-sapatos/.

Fonte da Imagem:

https://www.google.com.br/search?q=piramide+ser+ter+fazer&sxsrf=ALeKk02y-JSskg5yVGZ7ef7SVsveWeQp2w:1586444642636&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwib8ITrztvoAhW7H7kGHa2iAAAQ_AUoAXoECAwQAw&biw=1280&bih=657#imgrc=p_mn99bjVNaDOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Mariska Hargitay: há 25 anos numa mesma série

Por Nelsinho Toledo    O destaque de hoje é a atriz Mariska Hargitay , há 25 anos estrelando a prestigiada série de TV LEI &...

A importância dos Três Poderes na Constituição Democrática do Brasil

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) O Brasil é uma democracia representativa, onde os Três Poderes do Estado desempenham papéis fundamentais na governança e no funcionamento...

Silvanno Salles é indicado à Troféu

Por Redação  Silvanno Salles é indicado ao "Troféu Oscar Marques Folia", prêmio oficial da Micareta de Feira, reconhecido por lei municipal. "O Cantor Apaixonado" , Silvanno...

Salto Quântico: entenda o que é

Por Dôra Paiva Nos dias atuais, muito se tem falado sobre a Física Quântica e os seus avanços na área da tecnologia. Em paralelo a...