terça-feira, abril 30, 2024
Home Destaques A Páscoa chegou!!! Conheça os beneficios e maleficios que o chocolate pode...

A Páscoa chegou!!! Conheça os beneficios e maleficios que o chocolate pode causar ao nosso organismo

Por Ana Lúcia Reis

Chocolate é muito bom e todo mundo gosta, resistir é praticamente impossível, porém mesmo sendo gostoso o chocolate deve ser consumido com moderação, principalmente no dia de hoje que estamos comemorando a Páscoa, o consumo torna-se exagerado pela grande demanda das trocas de ovos da Páscoa e chocolates.
Cuidado, pois ele é “viciante”, existem pessoas que não abrem mão, essa dependência ocorre por causa da composição a qual contém ingredientes que todo mundo gosta e deixa com um sabor especial, como açúcar, gordura e estimulantes igual a cafeína. Além disso seu consumo libera substâncias em nosso corpo que nos dá uma sensação de bem-estar, concentração e energia, pois o chocolate ajuda na liberação de serotonina, hormônio que dá a sensação desse bem-estar.
Por mais que o chocolate faça você se sentir bem, ele pode ser uma fuga para muitas pessoas que desejam desviar a atenção dos problemas, e até negligenciar situações pendentes. O indicado é consumir entre 25g a 35g diárias, equivalente a uma barra pequena, dê preferência aos chocolates amargos por possuírem maior teor em cacau e por serem benéfico a saúde.
O consumo abusivo de chocolate pode ocasionar aumento do colesterol ruim, gordura no fígado, estômago irritado, mudanças na pele e pode causar ou agravar a diabetes do tipo 2 e elevar a pressão arterial. A gordura hidrogenada, presente em quase todos os alimentos, também compõe os mais variados tipos de chocolates. Ela é responsável pelo crescimento de casos Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.
Apesar disso, o consumo do chocolate, rico em cacau, é funcional e está relacionado com alguns benefícios, pois a semente do cacau é rica em substâncias como os polifenóis e os flavonoides, que causam efeito antioxidante no organismo, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, de câncer, de estresse e depressão.
Porém devemos saber fazer as escolhas e ter atenção aos diversos tipos de chocolates expostos nas prateleiras dos supermercados, pois existem variados tipos.
Vamos entender um pouco dos benefícios e dos malefícios que cada tipo pode causar a nossa saúde.
O chocolate branco, em sua composição, contém somente 4% de cacau, composto de leite, gordura hidrogenada e aromatizante, que proporciona o sabor do cacau é muito açucarado, uma das opções mais calóricas, tem sabor agradável, mas não traz coisas boas para o organismo.
Já o chocolate ao leite, é produzido com cerca de 30% de cacau, contendo grandes quantidades de açucares, manteiga de cacau e leite. Para quem está fazendo dieta, não é a opção mais indicada, justamente por conta da quantidade de açúcar. O consumo sem moderação está relacionado ao excesso de peso, diabetes, hipertensão, dentre outras doenças.
O chocolate meio amargo possui, em média, de 40% a 60% de cacau na composição, enquanto que no amargo, o cacau é o principal ingrediente, e está presente em 70% da mistura. Sendo o chocolate indicado, porém o ideal é que ele tenha acima de 70% de cacau para ser funcional.
Para quem possuem algum tipo de restrição a açúcares e derivados, o chocolate diet pode ser a solução, apesar do açúcar ser retirado da receita, ele contém outros ingredientes artificiais os quais não oferecem tantas vantagens para o corpo.
Portanto, queridos leitores do Som de Papo, não esqueça a minha orientação, assim como tudo na vida, chocolate pode fazer muito bem a você, porém sabendo fazer as suas escolhas e se consumido moderadamente, então não exagere!
Desejo que seu dia seja maravilhoso juntamente com a sua família. Feliz Páscoa!!!
Fontes da Pesquisa:

Diário regional, seu portal de notícias


https://blog.novasafra.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Mariska Hargitay: há 25 anos numa mesma série

Por Nelsinho Toledo    O destaque de hoje é a atriz Mariska Hargitay , há 25 anos estrelando a prestigiada série de TV LEI &...

A importância dos Três Poderes na Constituição Democrática do Brasil

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) O Brasil é uma democracia representativa, onde os Três Poderes do Estado desempenham papéis fundamentais na governança e no funcionamento...

Silvanno Salles é indicado à Troféu

Por Redação  Silvanno Salles é indicado ao "Troféu Oscar Marques Folia", prêmio oficial da Micareta de Feira, reconhecido por lei municipal. "O Cantor Apaixonado" , Silvanno...

Salto Quântico: entenda o que é

Por Dôra Paiva Nos dias atuais, muito se tem falado sobre a Física Quântica e os seus avanços na área da tecnologia. Em paralelo a...