sábado, maio 4, 2024
Home Destaques Picles de Maxixe pro seu fim de semana

Picles de Maxixe pro seu fim de semana

Por Jean Carlos Spiess*

Picles

A salmoura ou o vinagre transforma frutas e legumes em condimentos ácidos. Legumes, frutas e vegetais conservados em vinagre e temperados com condimentos diversos como sal, açúcar, ervas e especiarias. Os picles mais encontrados são feitos com cebola, couve-flor, pepinos, repolho, beterraba, pêssegos e ovos, dentre outros ingredientes. Uma versão de picles é o chutney. Em inglês, o verbo to pickle significa preservar comida em vinagre ou salmoura.

Experimente essa receita de picles de maxixe. Maxixe esse legume bem típico para nos baianos, que adicionamos ao nosso delicioso cozido de quinta-feira.

Picles de Maxixe
Ingredientes:
500g de maxixe
100ml azeite
Qb tempero para picles

Modo de preparo:
Fatiar o maxixe, em uma saltese adicionar o azeite, adicionar o maxixe e saltear até que estiver macio mas firme, transferir o maxixe salteado para um recipiente adicionar o tempero do picles deixar marinando por 24h antes de consumir. Guarde em um recipiente limpo e que feche hermeticamente ou em vidro de conserva. Conservar em geladeira por até 90 dias.

Tempero para Picles
Ingredientes
500ml vinagre arroz
375g açúcar
50g sal

Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes em uma panela e levar para o fogo brando, assim que o açúcar estiver dissolvido desligar o fogo.

*Graduado em Gastronomia pela Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI) em 2005 e especializado em Padrões de Qualidade na Produção e Serviços na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), o chef Jean Carlos Spiess tem vasta experiência na área acadêmica. Desde 2011, ministra aulas na Universidade Estácio de Sá Bahia, mas também já fez parte do quadro de docentes do Senac-SC, Senai Blumenau, Senac-BA, Senar-BA, Universidade Salvador (Unifacs) Centro Universitário UniFTC em Vitória da Conquista, e Faculdade Ruy Barbosa. Em 2016, na França, o chef agregou conhecimento ao realizar uma viagem de imersão gastronômica. Participou do curso de Cuisine Regional Française na Escola de Cozinha Alain Ducasse e do La Cuisine Du Marché en Limousin, na Paroles de Chef Pascal. Jean Carlos Spiess também prestou consultorias em estabelecimentos na Bahia e demais estados em diversas áreas, como panificação e confeitaria, além de cozinha oriental.

Instagram @chefjeanspiess

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

O sinal do Mais em nossas vidas

                           Por Ramon Henrique                O símbolo...

Brasileirão tem mais uma rodada e jogos dos gaúchos adiados

Por Fernando Francisco  Nesse final de semana tem a quinta rodada do Brasileirão 2024 e com adiamento dos jogos das equipes gaúchas em virtude das...

A Revolução Digital: Como os Negócios se adaptam ao Mundo Online

Por Redação  A era digital trouxe uma revolução sem precedentes no mundo dos negócios. Com a influência crescente da internet e a evolução constante da...

O que é a Liberdade de Imprensa?

Por Dôra Paiva  Hoje, 03 de Maio de 2024, é celebrado em todo o planeta, O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Essa data foi...