segunda-feira, maio 6, 2024
Home Arte e Literatura Plágio Acadêmico: O que é? Como evitar? E o que fazer em...

Plágio Acadêmico: O que é? Como evitar? E o que fazer em caso de constatação de sua existência?

Por Marcus Vinicius Peralva Santos

Bem vindos prezados leitores do Portal Som de Papo!
Nesta terça-feira chegamos com mais um texto de nossa coluna de Artes e Literatura, hoje destinada a discutir o tema plágio acadêmico, um tema que está cada vez mais presente nos ambientes universitários e escolares e que deve ser combatido a todo custo, mas… você sabe o que vem a ser um plágio, e o que vem a ser um plágio acadêmico?
Pois bem, o plágio corresponde a prática de se nomear, apresentar ou publicar uma obra de uma ou mais pessoas (de qualquer natureza, tal como escrita, obra artística, dentre outras) em sua totalidade, ou em trechos, sem ao menos creditá-la como autor (a) desta obra, ou seja apropriando-se do trabalho dos outros em prol do seu próprio benefício.
Por outro lado, temos o chamado plágio acadêmico, que é praticamente a mesma coisa do plágio em si, só que se concentra nos plágios cometidos por alunos dentro de ambientes acadêmicos, no qual o aluno, as vezes de forma inocente, e em outras tantas de forma proposital realiza uma cópia parcial ou total de um conteúdo de outra pessoa sem lhe dar os devidos créditos. De modo que na atualidade, este tipo de prática, infelizmente, já se tornou uma praga, em especial nos ambientes universitários.
Sabendo-se disso, vem a grande dúvida… como evitar o plágio acadêmico? A forma mais prática hoje em dia, sem dúvida, é utilizar um programa antiplágio a fim de detectar os plágios e realizar os ajustes destes trechos, mas o pior ainda está por vir… o que fazer quando o aluno não admite o plágio? Eu como professor, não somente digo que o trabalho tem plágio, como ainda indico onde está o plágio e ainda coloco o endereço eletrônico dos trechos plagiados, para que o aluno tenha ciência da existência dos mesmos. Se mesmo assim, o aluno continuar com o plágio, a situação já ganha outra proporção…
Eu como professor, já passei por uma situação bem surreal a pouco tempo, quando tive alguns alunos que realizaram plágio e logicamente foram reprovados (plágio é crime!!!), mas que no semestre seguinte descobri que estes mesmo alunos haviam sido aprovados pela IES, algo extremamente vergonhoso, mas que acreditem… tem se tornado prática, e porque eu digo isso? Porque no semestre seguinte, na mesma instituição ocorreu a mesma situação, sendo os alunos que cometeram a prática do plágio aprovados novamente…
Não preciso nem dizer que uma instituição que é condizente com uma prática criminosa como esta não está preparando seus alunos para a realidade da vida, afinal quem come o crime e é condizente com o mesmo está passível de uma série de consequências jurídicas, cíveis, criminais, dentre outras…
Portanto, se você é aluno, está fazendo um relatório, ou o famoso TCC, dê ouvidos ao seu professor. Se ele te alerta que existe plágio em seu trabalho, não é para te prejudica, mas sim, para te proteger de possíveis penalidades que você venha a enfrentar no futuro por cometer tal crime… e assim eu repito, plágio, seja ele acadêmico ou não, é crime com possibilidade de prisão!
E é com este tema pesado, que finalizamos nossa coluna de hoje!
Pensem, reflitam e até o nosso próximo encontro!
Abraços cordiais a todos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

A perspectiva da violência doméstica contra a mulher Plus

Por Paula Furtado  A violência doméstica não é algo que acontece somente contra as mulheres Plus, qualquer mulher pode estar sujeita a viver um relacionamento...

Não julgueis um livro pela sua capa

Por Dôra Paiva  Esse é um antigo jargão que retrata uma triste realidade. Mesmo assim ele se faz muito presente na vida de muitas pessoas....

Para saber o que é o estilo Boho

Por Angelica Schianta Sendo uma tendência na decoração, o estilo Boho, popular e muito acessível, combina vários outros estilos tendo como resultado propostas únicas. A...

Você sabe o que é NOMOFOBIA? Conheça o transtorno de dependência de Tecnologia

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis O uso excessivo de telas afeta diretamente a saúde mental, independentemente da idade. A nomofobia é um termo utilizado para...